Com o aumento da conta de energia e nenhuma melhora nos serviços, produtores rurais e famílias da região de São Miguel do Araguaia, vêm enfrentando problemas por conta das quedas de energia que ocorrem no município. A instabilidade elétrica está causando muitos prejuízos para a população.
De acordo com moradores, quase todos os dias as casas e fazendas ficam sem energia. Segundo os mesmos, é “impossível o cuidado com os animais e conservação de alimentos dentro das geladeiras”. A queda de energia mais recente, foi no último sábado (09), ficamos o fim de semana e feriado sem energia.
Maria José Carvalho mora com seu marido, Ademar Costa Martins, na Fazenda Aliança, e já tem mais de um ano que ela enfrenta essa situação.
“Moro na fazenda há mais de 1 ano, e a energia vai embora toda semana, já teve casos de ficarmos 15 dias sem. Nossos alimentos estão estragando e perdendo, os nossos animais estão precisando de água, e mesmo assim, a conta de energia vem altíssima”, relata a moradora.
O vídeo
Em vídeo enviado para o Diário do Estado, Maria José, mostra freezer cheio de carnes a ponto de perder, pois está sem energia há 5 dias. Também no vídeo, a dona de casa mostra uma geladeira com alimentos descongelados.
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A mesma moradora relata que já teve muitos prejuízos, e que mesmo ligando para a Enel, nada se resolve.
“A gente liga para eles (Enel) e eles não tomam nenhuma providência. Já queimou uma televisão, já queimou um aparelho e eles não tomam providencia de nada”, conclui Maria.
Com a bomba do poço também queimada, no momento a maior dificuldade da família está sendo tirar agua da cisterna para alimentar os animais e para manutenção da casa.
A Enel
Uma das últimas ligações feitas para a Enel aconteceu no sábado, mas até o dia de ontem (13), não havia sido solucionado o problema. Em nota, a Enel respondeu sobre a queda de energia na região.
“A Enel Distribuição Goiás informa que o fornecimento de energia na região foi normalizado ontem (12). A distribuidora esclarece que chuvas, com fortes rajadas de vento, atingiram a região no último fim de semana, causando o rompimento de cabos em diferentes pontos e a quebra de postes, interrompendo o serviço. A companhia ressalta que 16 equipes atuaram nesta ocorrência para recuperar os trechos danificados e normalizar o fornecimento”.
Em relação a queima de equipamentos, a empresa indeniza os clientes que tiveram danos elétricos nos casos em que fique comprovada a responsabilidade da distribuidora, conforme definido pela Resolução Normativa n° 414/2010, da Aneel. A Enel orienta que o responsável pela unidade consumidora formalize o pedido de ressarcimento pela agência virtual no site da empresa, pelo Facebook ou Twitter, pela Central de Atendimento (0800-062-0196) ou pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608, informando sempre o número da unidade consumidora, a data e o horário aproximado do acontecido e os equipamentos danificados (marca e modelo).