As embarcações com os fogos de artifício para o réveillon de Copacabana foram aprovadas em uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros. As 10 balsas irão proporcionar 12 minutos de queima de fogos para marcar a chegada de 2025. As estruturas serão transportadas para Copacabana na manhã de terça-feira. A inspeção das balsas ocorreu na Ilha do Governador e foi aprovada pela corporação militar, garantindo as condições de segurança necessárias para o show pirotécnico da virada do ano.
A diretoria geral de Diversões Públicas, juntamente com os oficiais analistas, percorreram minuciosamente cada uma das 10 balsas, verificando o distanciamento entre os artefatos, o calibre, a inclinação e o posicionamento de acordo com o layout apresentado pelos organizadores. A corporação afirmou que todas as embarcações estão em conformidade com os requisitos de segurança. Agora, o próximo passo é a emissão da autorização para a queima de fogos em Copacabana.
O previsto para a virada do ano em Copacabana conta com um contingente de 168 bombeiros, incluindo 77 guarda-vidas, atuando na orla. Além disso, a operação contará com 6 grupos de intervenção rápida terrestres e marítimos, assim como 20 postos de guarda-vidas ativados ao longo da orla. As equipes de combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento pré-hospitalar estarão posicionadas nas áreas de maior concentração de público durante a celebração.
A queima de fogos das balsas em Copacabana terá 35 mil disparos pirotécnicos, totalizando mais de 15 toneladas de artefatos explosivos. Os fogos terão duração de 12 minutos e serão sincronizados com uma trilha sonora que incluirá músicas de artistas renomados como Lady Gaga, Madonna, Coldplay e a clássica “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó. A precisão dos disparos será garantida por meio de equipamentos com conexão via GPS, possibilitando a sincronia em tempo real dos fogos de artifício.
A Polícia Civil também está mobilizada para garantir a segurança durante os eventos de queima de fogos nos 21 municípios do estado do RJ. Com 66 pontos de queima de fogos pirotécnicos distribuídos em diversas cidades, os agentes realizam a fiscalização desde o início de dezembro. A Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos avaliou tecnicamente os projetos de pirotecnia, buscando assegurar a segurança dos espectadores durante as celebrações de ano novo.
O esquema de segurança para o réveillon de 2025 foi anunciado pelo Governo do Rio, contando com a atuação de 28 mil agentes em todo o estado. Em Copacabana, haverá um efetivo de 3.300 policiais, um aumento de 12% em relação ao ano anterior, para garantir a segurança dos presentes durante a queima de fogos. O governador Cláudio Castro ressaltou a importância de oferecer uma festa grandiosa e segura tanto para a população local quanto para os visitantes, com tecnologia de ponta e drones para auxiliar na vigilância e segurança do evento.