Press "Enter" to skip to content

Queima do Alho em Goiânia servirá cerca de mil convidados 

Última atualização 22/03/2024 | 16:37

Quem passar pela avenida Dom Emanuel na Cidade Jardim poderá se surpreender com a concentração e muladeiros com seus animais traiados participando de uma tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro. Trata-se da Queima do Alho, um encontro promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABCMuares).

O evento será neste sábado, 23, a partir das 12 horas e conta com apoio da Selaria Burro no Brete para reunir comitivas de muladeiros de todo Estado.

É o alinhamento dos últimos preparativos do Grande Encontro de Comitivas de Muares, que acontecerá na segunda semana de Abril, de 08 a 13, no Parque Agropecuário de Goiânia, no setor Nova Vila.

Nobres

O muar, que são mulas e burros, são tidos como animais nobres, amigo, fiel ao homem, habilidoso e inteligente. No Brasil, entre registrados e não, acredita-se em mais de 50 mil animais.

Para uso recreativo, é possível encontrar animais que variam de R$ 1 mil, passando pelos valores maiores para trabalho, até R$ 500 mil para seleção de animais melhoradores.

ALMOÇO

O almoço vai acontecer em um ambiente a caráter, Selaria Burro no Brete e será uma oportunidade para os amantes e admiradores da cultura tropeira e tradição sertaneja de se reunirem para saberem um pouco mais da criação de muares.

A Queima do Alho será preparada com 50 quilos de arroz e 50 quilos de carne e claro, muito alho. “Em um gesto de hospitalidade, temos o prazer de oferecer aos estimados criadores um almoço de comida tropeira tradicional”, explica um dos organizadores, Waldjan Terencio.