Queiroga anuncia 3ª dose contra Covid a partir de setembro

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (25) a aplicação de uma 3ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidos – pessoas com a imunidade comprometida – a partir do dia 15 de setembro.

O reforço das doses tem sido defendida por especialistas diante do aumento de infecções entre vacinados com duas doses e de evidências científicas de que a produção induzida pelos imunizantes cai ao logo do tempo. País como Estados Unidos, Israel e Chile também adotaram a aplicação da terceira dose.

A decisão foi tomada em uma reunião do ministério na noite desta terça-feira (24). Na segunda, o secretário-executivo da Pasta, Rodrigo Cruz, antecipou, em entrevista ao Papo Editor, que a aplicação começaria em meados de setembro. Além disso, a aplicação da segunda dose dos imunizantes Pfizer e Astrazeneca serão antecipadas, a partir de 15 de setembro, de 12 semanas para oito.

De acordo com o ministro, a distribuição para a primeira aplicação em maiores de 18 anos será encerrada pela Pasta no dia 10 de setembro, o que abre espaço para a aplicação do reforço. A partir do dia 15, serão enviadas doses de reforço para imunossuprimidos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.

A aplicação em idosos acontecerá de forma cronológica, do mais velho ao mais novo. A Saúde aguarda a conclusão de um estudo para decidir se é necessário aplicação da terceira dose em profissionais de saúde e pessoas com menos de 70 anos.

O secretário-executivo disse que toda a população poderá ser revacinada em 2022 se estudos concluírem que isso é necessário. Até o fim do ano, Brasil receberá 600 milhões de doses, que poderão ser mantidas congeladas para uso em um eventual campanha de reforço no próximo ano.

Há ainda 180 milhões de doses da Astrazeneca produzida no Brasil já contratadas para 2022, o que será suficiente para uma dose de reforço em toda a população vacinável no ano que vem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos