Press "Enter" to skip to content

Quem foi Breno Silveira, cineasta brasileiro vítima de infarto

Última atualização 14/05/2022 | 17:56

Neste sábado (14), o cineasta brasileiro Breno Silveira faleceu em decorrência de um infarto fulminante. O fato aconteceu durante filmagens do filme “Dona Vitória”, que conta com Fernanda Montenegro em seu elenco. Natural de Brasília, o diretor trabalhou em diversas obras relevantes ao longo de sua carreira. Conheça mais sobre a trajetória do profissional, que morreu aos 58 anos de idade.

A história de Breno Silveira

O currículo de Breno Silveira tem o filme “Carlota Joaquina”, de 1995, como capítulo inicial. Na obra em questão, trabalhou como diretor de fotografia, e ocupou esse posto até 2003. Nesse período, esteve em “Barulhinho Bom”, “La serva padrona”, “Traição”, “Gêmeas”, “Bufo & Spallanzani”, “Eu Tu Eles” e “O Homem do Ano”.

Foi então que o cineasta ganhou a sua primeira grande oportunidade. No ano de 2005, foi o diretor de “2 Filhos de Francisco”, um dos filmes brasileiros mais célebres de todos os tempos, contando a história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Na época, o longa arrecadou R$ 34 milhões de bilheteria.

A partir dali, Breno Silveira ganhou notoriedade no cenário. A sua vida profissional mudou completamente e o diretor começou a galgar o seu espaço. Capitaneou “Era Uma Vez…”, “Gonzaga – De Pai Pra Filho” e “Entre Irmãs”, Antes disso, atuou também como produtor associado em “Casseta & Planeta: A Taça do Mundo É Nossa”.

O sucesso de Breno Silveira não se limitou apenas aos cinemas, pois ele também brilhou na televisão. Dirigiu campanhas publicitárias, gravando clipes musicais de bandas como Os Paralamas do Sucesso, Marisa Monte e Titãs. Entre as séries, trabalhou em “1 Contra Todos” e era o showrunner de “Dom”, da Amazon Prime Video.

A morte do cineasta

Breno Silveira estava ocupando a cadeira de diretor do filme “Dona Vitória”, com protagonismo de Fernanda Montenegro. As filmagens tinham sido interrompidas em 3 de maio, porque o cineasta contraiu Covid-19.

Os trabalhos haviam retornado há poucos dias. Este sábado era o primeiro dia da equipe no estado de Pernambuco, na cidade de Limoneiro. Enquanto rodava as filmagens, Breno Silveira começou a sentir taquicardia e sofreu um infarto fulminante, morrendo sentado em frente ao seu monitor.