“Quero que meu governo seja reconhecido como um período de respeito à classe”, diz Caiado em evento com Polícia Civil

“É impressionante o prestígio que vocês me emprestam graças ao trabalho que desenvolvem em Goiás”, disse o governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira,12, aos policiais civis do estado. A declaração foi dada durante confraternização em alusão ao Dia do Policial Civil, comemorado no último dia 09. A solenidade teve palco na Escola Superior da Polícia Civil, em Goiânia.

“As ações de vocês têm demonstrado para o Brasil todo a rapidez dos resultados e da prevenção dos atos”, disse Caiado. O governador também fez referência ao balanço das atividades realizadas pela corporação, divulgado nesta semana. Dentre os destaques, estão o aumento de 25% do número de operações empreendidas nos quatro primeiros meses de 2023; de 35% no número de mandados de busca e apreensão cumpridos; além da expansão de 8,29% no número de prisões realizadas pela Polícia Civil neste ano em relação ao ano passado.

“Este aumento da produtividade vem das diretrizes do governador Ronaldo Caiado”, disse o diretor-geral da Polícia Civil, André Ganga. Ele ressaltou que o reconhecimento do governo é importante para toda a categoria, formada por 3.061 profissionais, dentre agentes, escrivães, delegados, papiloscopistas, datiloscopistas e auxiliares.

Ainda, o governador ressaltou que todos os cargos de comando das forças de segurança em Goiás são definidos com base em experiência profissional e competência, sem apadrinhados políticos. “Ao final de dois mandatos, quero que nosso governo seja reconhecido como um período de transparência, de respeito à classe, de resgate da condição de autoestima do segmento, para que cada vez mais pessoas se sintam dignas da função de policial”, finalizou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp