Quilombo atingido por queimadas em Goiás receberá visita do governo

Nesta quinta-feira, 8, representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vão até a Chapada dos Veadeiros para verificar como está a situação dos moradores da região atingida por um incêndio que já destruiu mais de 60 mil hectares. Durante dois dias, a comitiva também vai checar como a população quilombola tem enfrentado a pandemia do novo coronavírus em Cavalcante.

Na oportunidade, o secretário nacional substituto da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Esequiel Roque do Espírito Santo, se encontrará com integrantes da Associação Quilombo Kalunga (AQK). Na visita, será realizada a doação de 300 máscaras de proteção individual. “Estamos fazendo um monitoramento contínuo. Por isso, nosso intuito com essa visita é justamente reforçar as ações de prevenção que já vem sendo realizadas para garantir a proteção dos nossos povos”, conta o secretário.

O secretário também visitará a comunidade quilombola do Engenho 2 para ver a real necessidade da população que vive isolada nessa localidade. “Vamos até algumas áreas de difícil acesso acompanhados de representantes da associação. Tudo será feito com bastante segurança para garantir que essa população não tenha contato com outras pessoas”, afirma.

A programação da viagem inclui ainda a gravação de depoimentos de quilombolas que serão veiculados no 8º webinar do projeto Integra Brasil. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Ministério da Cidadania (MC) e o MMFDH para a sensibilização, a promoção e o enfrentamento de violações de direitos humanos, a educação em antidopagem e em valores do espírito esportivo, e a prevenção ao uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos por intermédio do futebol.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp