Rachaduras na orla de Parintins preocupam moradores e turistas: Prefeitura interdita trecho comprometido.

A orla de Parintins apresenta rachaduras e um trecho foi interditado parcialmente pela Prefeitura para evitar possíveis desabamentos. Essa área comprometida está localizada entre as praças Cristo Redentor e Judith Prestes, conhecida como ‘Comunas’, onde foram identificadas rachaduras tanto no asfalto quanto na parede de concreto.

O local isolado pela administração municipal é o mesmo que passou por reformas e foi reinaugurado oficialmente em julho de 2024. No entanto, semanas antes, moradores e turistas já transitavam no local sem qualquer fiscalização, durante as festividades do Festival Folclórico de Parintins. Uma situação preocupante, considerando os riscos envolvidos.

Em janeiro de 2020, houve um desmoronamento na orla de Parintins devido à erosão no solo, o que levou a prefeitura a decretar estado de emergência na cidade. Neste momento, o geógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Camilo Ramos, constatou os riscos existentes na estrutura da orla.

Os moradores da região demonstram preocupação com a segurança da estrutura e o possível desperdício de dinheiro público caso haja comprometimentos. A estudante Sansyara Viana expressou seu receio diante da situação arriscada na orla da cidade, ressaltando a importância de uma estrutura mais segura e bem planejada.

A Prefeitura de Parintins informou, por nota, que após análises da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semop), foi constatado que o muro de arrimo da orla na Rua Caetano Prestes está preservado, sem danos estruturais. A rachadura na parede foi apenas no reboco da massa que cobre a estrutura, e os reparos já foram realizados, sem riscos identificados.

Quanto à rachadura no asfalto, a prefeitura afirmou que, até o momento, não há riscos detectados, mas a Semop está investigando a causa, visto que há um sistema de drenagem no local. É uma situação delicada que requer atenção e cuidados para garantir a segurança de todos que frequentam a orla de Parintins.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp