Racionamento de água ampliado em Bagé, RS: 12 horas diárias sem água

racionamento-de-agua-ampliado-em-bage2C-rs3A-12-horas-diarias-sem-agua

Com reservatórios muito abaixo do normal e sem previsão de chuva, cidade do RS adota racionamento de água por 12 horas todos os dias

A Barragem da Sanga Rasa, principal fonte de abastecimento de Bagé, está com 5,90 metros abaixo do seu nível normal. Por isso a interrupção no abastecimento, que antes era em dias alternados, passará a ser diária para toda a cidade, com duração de 12 horas.

Cidade do RS tem racionamento de água ampliado

Cidade do RS tem racionamento de água ampliado

O racionamento de água em Bagé, na Região da Campanha do RS, será ampliado a partir da próxima segunda-feira (2). A interrupção no abastecimento, que antes era em dias alternados, passará a ser diária para toda a cidade, com duração de 12 horas, segundo o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb).

A decisão foi motivada pelo baixo nível dos reservatórios devido à escassez de chuvas.

A Barragem da Sanga Rasa, principal fonte de abastecimento do município, está com 5,90 metros abaixo do seu nível normal. Já a barragem do Piraí registra 2 metros negativos.

A cidade é dividida em dois setores durante o racionamento. No novo modelo, o setor 1 terá o fornecimento interrompido das 15h às 3h. Já o setor 2 ficará sem água das 3h às 15h, diariamente. Desde o dia 3 de fevereiro, a interrupção ocorria em dias intercalados entre os dois setores.

Segundo o diretor do Daeb, Max Meinke, a medida é crucial para garantir o abastecimento porque ainda não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.

“A ampliação do racionamento é necessária para mantermos o abastecimento da cidade, em vista que ainda estamos no verão e a Sanga Rasa está com um nível bem preocupante”, afirmou.

Em fevereiro, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou apenas 56 milímetros de chuva, volume muito inferior à média histórica de 127 milímetros para o mês. Para ajustar a transição entre os modelos de racionamento, o Daeb informou que toda a cidade será abastecida normalmente no domingo (1º).

ABASTECIMENTO COMPLEMENTAR
Para complementar o sistema, bairros da Zona Leste serão abastecidos com água da Pedreira, localizada no campus do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul). O fornecimento para esta região ocorrerá das 10h às 22h.

Os bairros atendidos por essa medida serão: Balança, Prado Velho, Morgado Rosa, Habitar Brasil, Residenciais Moriá e Ebenezer, Adão Pedra, Dona França, Bela Vista e Santa Terezinha. A qualidade da água será monitorada a cada duas horas por técnicos do Daeb.

Bagé racionamento ampliado e bairros devem ficar sem água durante 12 horas diariamente — Foto: Tamile Padilha

VÍDEOS: TUDO SOBRE O RS

50 vídeos

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp