O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru ampliou o racionamento de água na cidade após o Rio Batalha registrar o menor nível do ano. O novo esquema, anunciado nesta quinta-feira (2), foi adotado devido à lagoa de captação do Rio Batalha ter atingido apenas 1,22 metro, abaixo do ideal de 3,20 metros.
Com a nova medida, o racionamento de água em Bauru poderá chegar a até 72 horas sem abastecimento. O Departamento de Água e Esgoto informou que o sistema de rodízio foi alterado para garantir o abastecimento da população diante da situação crítica da represa do Rio Batalha.
O estado de emergência foi decretado pelo município após o registro de ocorrências de incêndios e a falta de previsão de chuvas significativas para a região. Com isso, foi incluído o Centro e a região dos Altos da Cidade no racionamento, formando o Grupo 3.
Os grupos 1 e 2 terão abastecimento de água por 24 horas e ficarão 72 horas sem, enquanto o Grupo 3 terá 24 horas com água e 24 horas sem. Além disso, todas as quintas e sábados os grupos ficarão sem abastecimento para a recuperação do sistema. O novo esquema já está em vigor e terá o abastecimento suspenso em todos os bairros no primeiro dia.
Para garantir a normalização do sistema de abastecimento, o DAE alertou que pode demorar algumas horas até a pressurização total da rede, especialmente nas áreas mais altas. Em caso de emergência, é possível solicitar caminhão-pipa pelo telefone 0800 771 0195 ou pelo site da autarquia.
Confira abaixo a relação de todos os bairros nos grupos de racionamento em Bauru:
– Grupo 1: [lista de bairros do Grupo 1]
– Grupo 2: [lista de bairros do Grupo 2]
– Grupo 3: [lista de bairros do Grupo 3]
Para mais informações e notícias da região, acesse o DE Bauru.