Uma torcedora do Avaí proferiu gritos racistas e xenofóbicos durante a partida contra o Remo, realizado no último sábado (15) no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Em um vídeo que circula, a torcedora é vista dirigindo frases como “olha a tua cor” e “vão embora de jegue?” aos torcedores do Remo. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento administrativo para investigar o caso, enviando ofícios à Polícia Militar e ao Avaí.
Diante da conduta da torcedora, o Avaí emitiu uma nota de repúdio, declarando que está empenhado em identificá-la para aplicar as devidas sanções legais. O g1 tentou contato com a Polícia Civil, porém não obteve retorno até o momento. No vídeo, a torcedora aparece fazendo provocações aos torcedores do Remo, questionando sarcasticamente se deveriam ir embora “de jegue” e insultando a região paraense.
Além das ofensas proferidas pela torcedora, a partida entre Avaí e Remo foi marcada por episódios de violência, com confrontos entre torcidas nas arquibancadas. Em um momento, torcedores do Remo invadiram o espaço destinado à torcida adversária, resultando em agressões. Nas imediações do estádio, um torcedor do Remo foi agredido por torcedores do Avaí após entrar acidentalmente em uma rua errada.
O Avaí reiterou seu repúdio absoluto à conduta racista e xenofóbica da torcedora, anunciando medidas como a suspensão imediata do acesso da mesma aos eventos do clube. A instituição também destacou seu compromisso social em promover ações educativas de combate ao racismo e outras formas de discriminação. O Clube do Remo, por sua vez, repudiou veementemente o episódio de racismo e xenofobia sofrido por seus torcedores, exigindo a punição dos envolvidos.
Diante do repugnante ato de intolerância, ambos os clubes reforçaram seu compromisso na luta contra qualquer forma de discriminação. O racismo e a xenofobia são crimes graves que não podem ser tolerados, e é necessário uma resposta à altura da gravidade dos fatos. A sociedade como um todo deve unir esforços na luta contra o preconceito e na promoção da igualdade e respeito mútuo em todos os ambientes, inclusive no esporte.




