Vídeo: Homem humilha funcionário de mercado em Campinas

Um vídeo que circula na internet mostra Matheus Abreu Almeida Prado Couto humilhando um funcionário de um mini mercado em Campinas (SP). Ele já foi flagrado fazendo o mesmo na cidade de Valinhos, no ano passado com um entregador de aplicativo.

No vídeo postado no perfil do Instagram @jornalistaslivres, Matheus aparece exaltado gritando palavras de ofensa contra o homem por causa da cor de sua pele. Em um momento do vídeo ele ainda ameaça o trabalhador e a polícia: “Chama a Federal aí pra você ver. O pau que você vai tomar na rua aí, seu otário. Manda a PM aqui que eu mato a PM na rua aí também, seu bosta”.

Em outro momento, ele passa a mão no braço mostrando a cor de sua pele e continua o ataque racista e gordofóbico: “Chega aí, seu bosta, seu gordinho otário. Você não é italiano, você é sub-raça. Chama sua polícia aí, traz a Federal, seu preto filho da puta”.

Segundo informações do G1, cerca de três horas após o episódio Matheus foi encaminhado ao Hospital de Clínicas de Unicamp pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Guarda Civil. Ainda não há informações se o caso foi levado à Delegacia de Polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp