Press "Enter" to skip to content

Radar: Ausência justificada

Confira os bastidores da política nesta segundo-feira, 30

Fontes próximas ao secretário Vilmar Rocha (PSD) respondem, em privado, por que ele não compareceu a nenhum encontro do Goiás na Frente. “Não era evento da agenda de governo”, justifica uma delas. Quanto ao apoio a José Eliton: “O partido não se posicionou oficialmente. Ainda é cedo”. Sobre a lealdade a Marconi: “Incondicional”. E a ausência: “Justificada”.

Efeito bumerangue

Tem gente dizendo nos bastidores que a nova sistemática das renúncias fiscais terá enormes reflexos em 2018.

Caiado faz exames

Por recomendação médica, o senador Ronaldo Caiado (DEM) submeteu-se a uma ressonância magnética por causa de dores de cabeça que vinha sentindo desde que caiu de uma mula.

Hematoma cerebral

Os médicos, que ampliaram a licença de Caiado para 30 dias, constataram a existência de um hematoma subdural (acúmulo de sangue entre cérebro e crânio).

Endereço certo

Democratas, que nada!. Se for candidato a presidente da República, Luciano Huck tem dito a interlocutores próximos que escolherá o PPS.

Cautela e canja…

No encontro do PMDB, em Catalão, Daniel Vilela chegou a convidar Adib Elias para a vice ou disse que renunciaria para apoiá-lo para governador. O Prefeito sorriu e preferiu um tom mais cauteloso. Também deixou claro que não quer ser vice e prometeu tirar uns meses de folga da prefeitura para rodar o estado em campanha.

“O que nós temos que mostrar é que o que eles querem cortar não é gasto, é o futuro do País” (Luis Inácio Lula da Silva, durante evento do PT em Minas Gerais.

No discurso…

No encontro do PMDB em Catalão era visível a preocupação com a divisão da oposição. O que mais se falou foi em unidade.

Estratégia de poder

O PTB elegeu como prioridade a eleição do maior número de deputados federais possível, como forma de influenciar na era pós-Temer.

Vitrine

Nos bastidores do PMDB o que se fala é que o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, precisa melhorar o desempenho administrativo da gestão municipal para ajudar no desempenho do partido em 2018.

Interesses contrariados

Em Alto Paraíso a voz corrente é que o incêndio na Chapada dos Veadeiros não apenas foi criminoso, como também teria as digitais dos proprietários de terra contrários à expansão do parque nacional.

Em tempo

Mesmo no governo estadual há uma ala que defendeu abertamente a expansão do parque nacional, outra manifestou-se frontalmente contrária.

Alívio

Foi o que sentiram autoridades que despacham na Saneago com a primeira chuva, depois da rigorosa estiagem, que caiu sobre Goiânia na tarde de sexta-feira.

Quadrilha da habitação

Há quem desconfie de “fogo amigo” as denúncias que levaram à prisão do ex-vereador Maurício Beraldo, semana passada. Mas pras bandas do MP a informação é que o trabalho de monitoramento da “quadrilha da habitação” já vinha acontecendo há meses.

Verdadeiro drama

No meio do caminho tinha uma pedra. Líderes políticos em Brasília avaliam que o problema do rombo nas contas públicas, provocado pelo descompasso na Previdência, é o calcanhar de Aquiles para um vôo mais alto do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em 2018.

Boca fechada não…

Orientado por estrategistas, o senador Wilder Morais (PP), que defende a revisão do Estatuto do Desarmamento, evitou declarações sobre o episódio do atirador no Colégio Goyases. Até porque, quem conversa demais dá bom dia a cavalo.

Dois pesos e…

No Código Penal do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD), crime de responsabilidade é menos grave que obstrução à Justiça e organização criminosa.

No vácuo

O PMDB já escolheu o mote do discurso para 2018: Reduzir a carga tributária para gerar empregos.

Crise hídrica

Líder do PMDB na Assembleia, o deputado José Nelto organiza comissão de deputados para ir amanhã vistoriar o Sistema Produtor Mauro Borges.

Day after

Líderes empresariais comentam, em privado, que as exigências do TCE quanto à redução dos incentivos fiscais seriam “jogo de compadre”.

Fim de linha

Segmentos produtivos se articulam para tentar barrar a extinção do Fundo de Incentivo à Cultura da Soja (FICS), mas a renúncia é avaliada nas hostes de governo como “insustentável”.

No quintal de Maguito

Hoje, em Aparecida de Goiânia, sob a organização de Iris Araújo, o PMDB discute cenários para 2018.

Lágrimas no paraíso

O fantasma da extinção ronda os bastidores do TCM. Tudo depois que o STF autorizou que o governo cearense promova extinção da corte municipal de contas. Só restará Goiás, Bahia e Pará.

Tribunais “faz de conta”

Com a política brasileira cada vez mais desavergonhada, os Tribunais de Contas viram cemitérios para políticos em final de carreira, embora não seja bem assim. A verdade é que quem entra não quer mais sair.

Profissão perigo

Mais do que nunca está claro que governar é uma atividade de altíssimo risco. Basta ver a crise a água e a revisão das renúncias fiscais.

Muy amigo

Viralizou na Internet um vídeo de uma manifestação pública, organizada pelo ex-deputado Mauro Rubem, que marcou as comemorações do Dia do Dentista, na Praça do Bandeirante, em Goiânia. Ao dar a palavra a um companheiro dentista, Mauro não esperava que o moço fosse meter o cacete na dupla Lula e Dilma, segundo ele “dois bandidos que passaram pelo país”. O homem encerrou o discurso revelando seu voto: “Bolsonaro, 2018”.

Fogo em Correntina

Em Correntina (BA), na quinta-feira, o Ministério Público, Justiça e Polícias realizaram a operação denominada “Último Tango”, que prendeu cinco vereadores e quatro funcionários da Câmara, por desvio de recursos e corrupção. Lá a prefeitura é administrada pelo PC do B, partido que perdeu toda sua bancada com as prisões.

Vai e vem

No primeiro governo, Marconi Perillo usou a política de diminuir impostos. Ganhou cinco eleições seguidas. Agora, a conversa é a de aumentar imposto, o ICMS. Na Assembleia, a base aliada do Governo está de orelha em pé.

Busca da unidade

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB) está longe de ser um radical quanto à tese de um entendimento amplo para 2018, até mesmo com setores do PSDB. O comportamento do prefeito tem sido de extrema lealdade ao grupo do ex-prefeito Maguito Vilela. Ele tem dito que o mais importante é a unidade da legenda.