No final do mês, em Nova Iorque, durante Assembleia da ONU, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente Michel Temer terão encontro no Bird, em busca de empréstimo. Para liberar os recursos, o banco estaria condicionando o empréstimo a alguma sinalização de que a reforma da Previdência será deflagrada. Por isso, o governo corre contra o tempo.
Outro foco
Fontes próximas a Meirelles garantem que ele já teve mais apetite pela presidência da República.
Gato escaldado
Meirelles, que foi executivo da JBS, anda ressabiado com as delações dos irmãos Batista.
Não é do ramo
As mesmas fontes repetem o mantra de que Meirelles é um técnico brilhante, mas um “péssimo político”.
Cenário goiano
Mesmo longe de Goiás, Meirelles manuseia pesquisas sobre o cenário goiano para 2018 e se surpreende com os primeiros números e nomes.
Poder da caneta
Ontem, em entrevista exclusiva ao Diário do Estado, o governador em exercício José Vitti foi indagado a respeito de algum fato pitoresco da interinidade. Ele brincou: “Algumas pessoas andaram me dizendo: ´o senhor está com o poder da caneta, hein. Respondia: ´Mas o governador levou a tinta´”.
Frase do dia
“É preciso refundar a República. O povo não suporta mais viver na ‘república’ dos Batista” (Ronaldo Caiado, senador).
Ossos do ofício
Coube ao governador interino José Vitti assinar a troca de comando na Agrodefesa. Sai Arthur Alves de Toledo e entra José Manoel Caixeta.
Ajustes políticos
A troca na Agrodefesa deu-se por contado alinhamento da Faeg com o senador Ronaldo Caiado (DEM).
Equidistante
De uma fonte do ninho tucano, indagada sobre de que lado Marconi ficaria em caso de disputa entre Alckmin e Doria: “Em cima do muro”.
Bomba de hidrogênio
Copa e cozinha de Michel Temer uma eventual delação premiada de Geddel Vieira Lima é comparável a uma bomba de hidrogênio.
Versão oficial
Do Palácio do Planalto, sobre inquérito da Polícia Federal: “Facínoras roubam do país a verdade e bandidos constroem versões por ouvir dizer”.
Césio 137
A Câmara Municipal de Goiânia promove sessão especial hoje à noite em homenagem a 36 vítimas do Césio 137.
Cachaça no Esmeraldas
A deputada Eliane Pinheiro (PMN) lançou o 1.º Festival da Cachaça de Orizona, que se realiza entre os dias 14 e 16 deste mês, dentro das comemorações de 167º aniversário da cidade. Marconi havia determinado que álcool não entraria mais no Palácio. Mas esta é uma boa causa.
Acabou a trégua
O ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) criticou ontem o prefeito Roberto Naves (PTB) por causa da “possibilidade” de corte gratificações e a regência dos professores e coordenadores pedagógicos.
Nervos a flor…
Ontem, na Assembleia, saia justa entre dois deputados da base: Henrique Arantes (PTB) e Lincoln Tejota (PSD).
Institucional
O prefeito Iris Rezende (PMDB) faltou estender tapete vermelho para o governador interino José Vitti, na visita ontem ao Paço Municipal.
Necessidade
A velha guarda do PMDB anda dizendo que só há uma chance da oposição vencer eleição de 2018: Não haver rompimento de Daniel Vilela e Caiado.
Diálogo amistoso
Maguito Vilela fez ontem visita de cortesia ao prefeito interino de Aparecida de Goiânia Veter Martins.
No exterior
O prefeito de Gustavo Mendanha (PMDB) empreende missão comercial a Israel.
De volta
Marconi chega da missão no Cone Sul nesta amanhã, quando participará de evento em São Paulo com o colega Geraldo Alckmin.
O nome
A Folha de São Paulo voltou a noticiar que Marconi é favorito para presidir o PSDB nacionalmente.
Bem na fita
O deputado Lincoln Tejota (PSD) foi um dos que mais trabalharam na interinidade de José Vitti (PSDB) como governador. Além das Cavalhadas de Pilar e da agenda municipalista, Lincoln fez o meio de campo ontem na conversa do governador com representantes da classe médica para tratar de assuntos referentes à categoria.