Radar: Ferrovia Norte-Sul

Em audiência pública na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a senadora Lúcia Vânia falou sobre a expectativa do povo goiano em ver a Ferrovia Norte-Sul em pleno funcionamento para que o transporte de cargas do estado seja eficaz e que a produção goiana se torne mais competitiva.

Jamais, imagina!

O dono do grupo J&F, controlador do frigorífico JBS, Joesley Batista, negou ontem, em depoimento à Polícia Federal, em São Paulo, que tenha havido manipulação do mercado, por ter o grupo feito operações financeiras às vésperas da divulgação do acordo de delação premiada assinado com o Ministério Público Federal, em maio.

Esse é o quadro

Há duas certezas hoje na política de Goiás: Os peedebistas não querem saber de aliança com o PT e a ala maguitista rejeita aliança do PMDB com o DEM.

Receita de tucano

Marconi disse ontem a jovens empresários que o mais importante na vida é ter foco e escolher prioridades.

Dilema da governança

Do consultor da Macroplan, Gustavo Moreno: “O recurso mais escasso para um governante é o tempo”.

Dormindo no ponto

O secretário Tayrone di Martino (Governo) fez as contas: Até agora, 99 prefeituras não deram retorno em relação à documentação exigida pelos convênios do programa Goiás na Frente.

Cartilhas

Dos 66 municípios que receberam a primeira ou segunda parcelas do convênio do programa Goiás na Frente, 59 já assinaram as Cartilhas de Encartes.

Tá complicado

Ontem, mais uma vez, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) apareceu em relatório da consultoria Macroplan como a pasta que menos cumpriu metas no Estado.

Ficou devendo

A SED, comandada por Francisco Pontes, lidera o ranking das pastas que não devolveram os questionários enviados pelo programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). Nada menos que 6, dos 37 não respondidos.

“Não é simples assim”

O secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, ficou com pá virada para a consultoria Macroplan, que apontou deficiência na meta de redução da mortalidade infantil. Vilela reclama da histórica falta de recursos para área no Brasil.

Problema concentrado

De acordo com números da Secretaria Estadual de Saúde, 30 dos 246 municípios goianos respondem por 70% de todos os casos de mortalidade infantil no Estado.

Pisar no freio

A orientação é para todos, sem exceção. O prefeito Iris Rezende tem recomendado a auxiliares moderação nos gastos.

Enxame vermelho

O PT nacional orientou as bancadas do partido na Câmara e no Senado a bater sem dó na tese do parlamentarismo.

Ciro na ofensiva

Em entrevista à Jovem Pan de São Paulo, o ex-ministro e pré-candidato pelo PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), “não tem nada na cabeça” e só age baseado em pesquisas de opinião.

“Mau caráter”

Ciro acusou Doria de ser “mau caráter” e de trair o governador tucano Geraldo Alckmin.

Cochilo

No programa partidário que vai ao ar dia 17 próximo, o PSDB vai admitir que se acomodou com certas práticas políticas e que passou a conviver com elas.

Frase do dia

“O Brasil não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade” (Arnaldo Jabor, articulista).

Shopping das Joias

O prefeito Iris Rezende prestigiou ontem a inauguração do Shopping das Joias, localizado na Avenida Bernardo Sayão.

Sanha por impostos

Do promotor de Justiça, Everaldo Sebastião: “Parece piada a insanidade em aumentar as alíquotas do Imposto de Renda. A sanha arrecadatória não tem limites. Dinheiro para corrupção!”.

Bode na sala

Tem gente em Brasília dizendo que o aumento de Imposto de Renda foi bode na sala. O governo prepara, sim, aumento da carga tributária.

E tem razão…

Do vereador Paulo Magalhães (PSD), ontem, na Câmara: “Goiânia está morrendo na fila da Saúde”.

Dia do Pedestre

O uso de fones de ouvidos ou teclar em telefones celulares enquanto se caminha em vias públicas pode desviar a atenção de pedestres e provocar acidentes. O alerta é presidente Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho, na semana em que se celebra o Dia Internacional do Pedestre – comemorado em 8 de agosto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp