Radar: Rodinha apimentada

Deputados da base aliada fizeram, na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, uma espécie de ‘bolinho parlamentar’ para discutir a aprovação da tal PEC dos Gastos. Em protesto velado boicotaram a sessão das Comissões Técnicas Reunidas por não concordarem com a forma de atuação do líder do Governo, Francisco Oliveira (PSDB).

Lenta e gradual

O secretário de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Oséias Pacheco, prevê que as contas do Paço Municipal estejam equilibradas somente no segundo semestre desde ano. Até lá, alerta: A Prefeitura continua com grandes dificuldades para honrar compromissos da gestão passada.

Investimentos zero

A prioridade, segundo o secretário, é pagar as despesas ordenadas pelo atual prefeito. Novos investimentos só a partir de 2018.

Pós-crise

Em meio à crise gerada pela Operação Carne Fraca, uma boa notícia para economia goiana: Até o fim deste mês a BRF deverá retomar suas atividades na unidade de Jataí, no Sudoeste goiano. A fábrica está fechada desde junho de 2016.

Intriga política

A Perdigão dominou o debate eleitoral em Jataí. O candidato a prefeito Victor Priori, na época no DEM, teria perdido a eleição porque espalhou a notícia de que se fosse eleito a fábrica seria reaberta, informação desmentida de pronto pela direção da empresa.

Visão caolha

O presidente do Sindicarnes, José Magno Pato, critica o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por ter atribuído aos agregados da BRF todos os problemas relacionados à sanidade da carne de aves fornecida aos frigoríficos. “O problema está nas granjas e, não, na indústria”, disse o ministro na Tecnoshow.

Contra o patrimônio

José Magno Pato diz que enquanto o setor trabalha para restabelecer a confiança na carne brasileira, vem o ministro de põe tudo a perder com uma declaração “sem comprovação”.

Mercado inflacionado

Nas contas de políticos ouvidos por Radar, quem quiser disputar uma cadeira de deputado federal em 2018, pela primeira vez, terá que reservar no mínimo R$ 10 milhões.

Gastando saliva

O melhor encaminhamento da votação da PEC do Teto de Gastos foi discutido ontem, em reunião do governador Marconi Perillo com o presidente da Assembleia, José Vitti, o ex-presidente da Casa Helio de Sousa, o líder do Governo, Francisco Oliveira e o relator da matéria, Gustavo Sebba, todos do PSDB.

“Beiço de pulga”

Os deputados saíram com a impressão de que é bem pequena a margem para mudanças no texto original, no que depender do Executivo.

Em aberto

Líder do PTB na Assembleia Legislativa, o deputado Henrique Arantes diz que o partido não cogita “alinhamento automático” a qualquer candidatura em 2018, mas reconhece que o apoio a José Eliton é hoje o caminho mais natural.

Reservadíssimo

Peemedebistas tentavam arrumar ontem local para um encontro sabido, mas não divulgado, entre a bancada estadual, Maguito Vilela e o senador Ronaldo Caiado (DEM).

Sem mídia

A estratégia de Maguito e Caiado, repassada à bancada, é fugir do foco.

Nem pensar

Jovair Arantes vetou explicitamente a filiação do ex-prefeito de Anápolis João Gomes ao PTB. O homem deve assinar ficha de filiação ao PP.

Será?

Em Anápolis, circula informação de que o vereador e ex-prefeito Antônio Gomide (PT) estaria com um pé no PDT.

Extraordinariamente

Correu ontem à boca miúda na Assembleia Legislativa informação de que o deputado Lucas Calil (PSL) estaria propenso a retornar a Casa.

Ovelhas rebeldes

Os mais resistentes em votar a PEC dos Teto de Gastos são os deputados Cláudio Meirelles (PR) e Lissauer Vieira (PSB).

Frase do dia

“Se votar, não volta”. (Grito de servidores estaduais ontem, na Assembleia, sobre a PEC dos Gastos)

Segredo da unidade

De um deputado estadual da base aliada: “O líder do Governo precisa mudar o seu jeito de atuar. Deve pensar em todos e, não, apenas nele”.

Ossos do ofício

Experiente no trato parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), disse ontem que a base tem a responsabilidade ser governo, condição que gera ônus e bônus. “Ficaria muito cômodo ficar aqui votando só matérias que nos agradam’, afirmou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lázaro troca tiros com a polícia em Girassol-GO

Nesta quinta-feira (17), nono dia de buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos, os policiais que atuam na operação trocaram tiros com o procurado. Moradores da região relataram que ouviram os disparos de fuzil. Lázaro é suspeito de cometer vários crimes nos últimos dias. Helicópteros acompanham de perto a operação, em uma fazenda do município de Girassol (GO).

Dezenas de policiais civis e militares, viaturas e três helicópteros estão mobilizados na operação. Apesar do relato do tiroteio, não há informação acerca de feridos. Além dos policiais, que desembarcaram das aeronaves e fazem um intenso patrulhamento pela vegetação, o Corpo de Bombeiros também está no local para atender eventuais feridos na ação.

Integrantes da força-tarefa relataram ter encontrado uma vela com o nome de Lázaro nas proximidades. Os policiais também suspeitam que Lázaro tenha invadido uma fazendo nos últimos dias e roubado suprimentos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos