Press "Enter" to skip to content

Raios já passam de 100 mil no início do período chuvoso deste ano, em Goiás

Última atualização 05/10/2022 | 18:08

A temporada de raios, trovões e muita chuva mal começou e Goiás já registra mais de 100 mil ocorrências de descargas elétricas. O fenômeno climático tende a ocorrer com mais frequência no estado devido à previsão do tempo de mais tempestades.

No ano passado foram mais de cinco milhões, de acordo com os sistemas de monitoramento. Uma das consequências dos raios mais comuns é a queda de energia elétrica em 20% das interrupções, além de curtos-circuitos, queima de equipamentos e acidentes fatais. 

Goiás tem algumas regiões em nível de alerta e de atenção, segundo o boletim meteorológico Climatempo para esta quarta-feira, 5. Há  risco de chuva forte para a capital e de temporais no Centro-Sul e Leste do estado, além de chances de chuva moderada a forte com raios e vento forte no norte e Centro-Oeste do estado.

Podem ocorrer alagamentos e deslizamentos isolados e transtornos que provocam reflexos na mobilidade urbana em uma ou mais regiões da cidade.

“Ao ser detectada uma região com aumento considerável de descargas atmosféricas, as equipes de manutenção são acionadas, permitindo aos técnicos um maior tempo para planejar as ações em campo. No caso de queda de árvore, a recomposição da rede demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar vários metros de cabos e substituir transformadores, além de retirar a vegetação”, explica o diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, Vinicyus Lima.

Em caso de falha temporária, a retomada do serviço ocorre a partir de um clique no Centro de Operações na capital ou mesmo pela religação automática por meio de  religadores e chaves telecomandadas instalados em Goiás. A digitalização da rede elétrica permite dispensar o envio de equipes ao local do acidente.

A orientação é não sair de casa e/ou permanecer em local seguro. A descarga elétrica pode causar queimaduras e até matar. Além disso, os aparelhos eletrônicos devem ser retirados da tomada devido ao risco de queima e nunca se aproximar de fios elétricos rompidos. Em caso de acidente, basta ligar para o teleatendimento da Enel Goiás no 0800 062 0196 ou para o Corpo de Bombeiros no 196.