Vídeo: Raios provocam incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás

Provocados por raios, um incêndio de grande proporção atingiu mais de 60 hectares, até esta terça-feira, 4, na região da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas causaram um grande estrago no Morro da Baleia e no Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Mais de 70 pessoas trabalham para controlar o fogo.

Fogo atinge Morro da Baleia, em Alto Paraíso (Foto: Divulgação / Bombeiros)

De acordo com uma nota divulgada pelo comando unificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quatro focos de incêndio foram causados por raios e outros dois têm causa desconhecida.

Ainda segundo o secretário de Meio Ambiente de Alto Paraíso de Goiás, Ismael Neiva, existe um plano operativo criado pelo ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros e brigada voluntária, que dará um “norte” para a atuação conjunta das equipes no combate ao fogo nesta quarta-feira, 5.

Área já consumida pelas chamas na região da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação / Bombeiros)

Ao todo, 50 brigadistas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atuam no controle do incêndio. Além de 12 militares dos bombeiros, trabalhadores do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama; além de voluntários.

Combate ás chamas na Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação / Bombeiros)

Neste ano, o Corpo de Bombeiros já registrou quase 7 mil ocorrências. Como no ano anterior foram 9.334, a estimativa é de que o balanço deste ano tenha mais casos de queimadas, de acordo com a tenente Vanessa Furquim. Em julho foram instalados dois postos temporariamente na em Alto Paraíso e em Cavalcante onde equipes revezam o trabalho para garantir resposta rápida em caso de acidentes. Isso porque, somente o efetivo local de bombeiros não conseguiria atender aos chamados devido a extensão de área.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp