O presidente da Câmara de Vereadores de Guapé (MG), Randerson Ribeiro (PL), conhecido como Nena, assumiu interinamente a prefeitura da cidade. Esta situação ocorreu porque o candidato mais votado nas últimas eleições municipais, Thiago Câmara (PSDB), está aguardando uma decisão da Justiça Eleitoral para saber se poderá ser diplomado e tomar posse. Randerson Ribeiro está no quarto mandato como vereador e foi eleito presidente da Câmara Municipal, resultando em sua posse como prefeito interino.
A votação que definiu o novo presidente da Câmara Municipal e consequentemente o novo prefeito interino ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º) durante a cerimônia de posse. Com cinco votos a favor e quatro contra, a chapa liderada pelo vereador Randerson Ribeiro venceu a eleição. Thiago Câmara, que obteve a maior votação nas eleições municipais, está com sua candidatura indeferida com recurso e aguarda a decisão da Justiça Eleitoral para saber se poderá assumir o cargo de prefeito.
Thiago Câmara enfrenta impasses em relação a sua candidatura, sendo que já recorreu três vezes e aguarda a decisão final. Sua inelegibilidade prevista por oito anos pode resultar na convocação de novas eleições no município caso sua candidatura seja indeferida pela Justiça. Enquanto isso, com a ascensão de Randerson Ribeiro à prefeitura, Rafael Cunha Costa (PSD) assume como novo presidente interino da Câmara dos Vereadores e uma cadeira no Legislativo fica vaga, sendo ocupada pelo vereador Tulio Baldoni, do PL.
A situação política em Guapé envolvendo as mudanças na gestão municipal e os desdobramentos legais em relação à candidatura de Thiago Câmara está em destaque na região. O Diário do Estado acompanha de perto os desdobramentos dessa situação e traz informações atualizadas sobre o desenrolar dos eventos políticos em Guapé. Para mais notícias da região, acompanhe o Diário do Estado e esteja por dentro de tudo o que acontece no sul de Minas.