Randolfe Rodrigues vai convocar presidente da CBF para CPI da Covid

O vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou um requerimento para a convocação do presidente da CBF, Rogério Caboclo, para declarar quais as medidas sanitárias serão adotadas para a realização da Copa América no Brasil entre os dias 13 de junho e 11 de julho. 

O vice-presidente da CPI ainda disse que o Brasil foi surpreendido com o anúncio de que a Copa América será realizada no Brasil em plena pandemia. “O evento seria realizado na Colômbia, mas foi cancelado por conta dos protestos sociais que tomaram conta do país. Em seguida, a Argentina cancelou a realização do torneio devido ao recrudescimento da pandemia naquele país”, afirma um trecho do requerimento.

Ainda no requerimento, há a indagação à do presidente da CBF para saber quais medidas sanitárias serão adotadas durante o período do evento. “Diante desse cenário, esta Comissão Parlamentar de Inquérito precisa ouvir o presidente da CBF para saber que medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização do evento”, aponta trecho.

Por meio das redes sociais, Rodrigues disse que o Brasil não tem condições de receber um evento desse porte devido ao alto número de casos de infecção de Covid-19 e de mortes no país. Ele também questionou a rapidez do governo em responder um e-mail para a realização do evento em comparação ao contato da Pfizer para a compra de vacinas.

“Não temos a menor condição de sediar uma Copa neste momento de pandemia no país! Sou amante do futebol, mas sou defensor da vida! Se o Presidente tivesse tido essa agilidade para responder à Pfizer como foi com a Conmebol, certamente poderíamos estar recebendo esse evento”, publicou o vice-presidente da CPI da Covid.

O senador ainda anunciou o registro do requerimento para a convocação do presidente da CBF à CPI da pandemia. “Se realizado o evento será uma afronta às mais de 450 mil vidas que perdemos para a Covid-19 no Brasil”, disse.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), por meio de seu perfil no Twitter, criticou a decisão do campeonato ser realizado no Brasil. “Com mais de 462 mil mortes, sediar a Copa América é um campeonato da morte. Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol e CBF. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio”, publicou ele. 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp