O Rio de Janeiro caiu 22 posições no ranking de competitividade dos municípios e agora está fora do top 50 em quase todos os indicadores, de acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo será lançado em Brasília com dados de 418 municípios brasileiros. A capital fluminense sofreu quedas em 11 dos 13 pilares avaliados, incluindo Inserção Econômica, Saneamento, Segurança e Acesso à Saúde.
O recuo do Rio de Janeiro no ranking foi resultado de perdas significativas em indicadores-chave. Por exemplo, houve quedas em Inserção Econômica, Saneamento, Segurança e Acesso à Saúde. Atualmente, a cidade figura no top-50 em apenas dois pilares: Inovação e Dinamismo Econômico e Funcionamento da Máquina Pública. O CLP avalia 65 indicadores em 13 pilares temáticos para fornecer insights sobre a competitividade das cidades.
Enquanto o Rio de Janeiro enfrenta desafios em diversos setores, a cidade de Niterói se destaca positivamente. Niterói subiu 19 posições no ranking nacional, ocupando agora o 19º lugar. O município alcançou bons resultados em Saneamento, Sustentabilidade Fiscal, Inovação e Dinamismo Econômico e Capital Humano. Lidera em diversos itens, como Velocidade do Desmatamento Ilegal e Cobertura da Coleta de Resíduos Domésticos.
A comparação entre o Rio de Janeiro e Niterói revela trajetórias opostas, com a capital sofrendo perdas em quase todos os indicadores, enquanto Niterói consolida avanços e se aproxima das cidades mais competitivas do Brasil. Além disso, o levantamento aponta contrastes entre municípios da Baixada Fluminense, com Mesquita se destacando na segurança e Japeri permanecendo entre os piores colocados.
Outros municípios do estado do Rio de Janeiro também apresentaram desempenhos de destaque em áreas específicas. Por exemplo, Belford Roxo se destacou em Inserção Econômica, São Pedro da Aldeia em Telecomunicações e Petrópolis foi o município que mais subiu no ranking. Saquarema, por outro lado, registrou a maior queda. O ranking do CLP oferece insights valiosos para nortear as gestões dos novos prefeitos em todo o Brasil.