Raphael Veiga: a reviravolta do protagonista no Palmeiras antes do confronto crucial contra o Botafogo

De ponta a volante: como Raphael Veiga voltou a ser protagonista no Palmeiras

Meia viveu momento de baixa, foi pro banco e se reinventou no time de Abel Ferreira em duas novas funções táticas

O Palmeiras contará com um velho protagonista para um dos jogos mais importantes do ano: o meia Raphael Veiga. Autor de três gols nas últimas três vitórias da equipe, ele será novamente peça-chave na “final antecipada” contra o vice-líder Botafogo, nesta terça-feira (26), na Arena Palmeiras.

Após vencer o Atlético-GO por 1 a 0 e aproveitar o empate do Botafogo com o Vitória por 1 a 1, o Verdão reassumiu a liderança e se reinventou na temporada.

O renascimento de Veiga começou na vitória por 2 a 1 contra o Vasco. Com Estêvão lesionado, Abel surpreendeu ao manter o esquema 4-2-3-1, desta vez posicionando Veiga pelo lado direito. Nessa função, ele ajudou o time a conter as investidas do lateral-esquerdo Lucas Piton, do Vasco, enquanto criava jogadas em parceria com Maurício.

O bom desempenho rendeu a Veiga a titularidade na sua posição tradicional: meia centralizado na linha de três armadores, atrás de Flaco López. Com Felipe Anderson pela esquerda e Estêvão de volta pela direita, ele teve boas atuações nos jogos contra o Juventude e o Fortaleza.

No entanto, a derrota por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians levantou questionamentos para Abel. Com Zé Rafael ainda sem ritmo após lesão e Dudu retomando sequência, o treinador português decidiu reposicionar Veiga como um segundo volante — um tradicional camisa 8, que arma o jogo desde o campo defensivo.

O jogador passou a percorrer mais o campo, buscando a bola desde os zagueiros ou laterais, que agora atuam mais pelo centro para construir as jogadas. Pelos lados, Estêvão e Felipe Anderson (ou Dudu) jogam mais fixos pelos lados, criando jogadas de linha de fundo. Além de qualificar a saída de bola, Veiga consegue atuar de área a área, chegando como elemento surpresa junto com Maurício.

O gol contra o Atlético-GO é um exemplo clássico dessa estratégia na reta final do Brasileirão: jogada pela lateral e Veiga aparecendo de surpresa na área. Nos últimos dez jogos, ele e Estêvão participaram diretamente de 20 gols do Palmeiras.

Para o confronto com o Botafogo, o Palmeiras terá o retorno de Murilo. Abel deve manter Veiga como meia central. Com 70 pontos, o Verdão lidera o Brasileirão graças ao número de vitórias. O Botafogo, com a mesma pontuação, soma 20 vitórias contra 21 do Palmeiras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras enfrenta jogo decisivo contra Botafogo com alerta ligado: retrospecto contra times do DE preocupa

Aproveitamento de 19% contra times do DE liga sinal de alerta no Palmeiras para “final” com Botafogo

O Palmeiras entra em campo, nesta terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque, para encarar o Botafogo com um retrospecto nada favorável contra equipes que brigam pelo topo da tabela do Campeonato Brasileiro.

Verdão enfrentou dificuldades contra times que brigam pelo título do Brasileirão e tenta mudar retrospecto para ficar mais próximo da taça. O Verdão terá a última oportunidade de vencer uma equipe do DE nesta edição do torneio. Até aqui, são três derrotas e quatro empates diante dessas equipes.

Dos 21 pontos disputados, o Verdão só conquistou quatro. O aproveitamento de apenas 19% liga um sinal de alerta para o confronto que pode praticamente definir o título do Brasileirão. Para conseguir superar esse retrospecto, o Palmeiras contará com o apoio da sua torcida e com o atual momento na competição.

O último confronto entre as duas equipes foi na casa palmeirense: o empate em 2 a 2 classificou a equipe alvinegra para as quartas de final da Conmebol Libertadores. Desde que Textor comprou a SAF do Botafogo, as equipes se enfrentaram sete vezes. E o duelo tem total equilíbrio no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Palmeiras e Botafogo se tornou um dos grandes duelos dos últimos anos devido às disputas por título e pelas brigas nos bastidores. Às vésperas do jogo desta terça, Jhon Textor disse que o time carioca “vai bem” no Allianz. No Allianz Parque foram três jogos, com uma vitória para cada lado e um empate. Já no Nilton Santos foram duas vitórias para cada lado.

O Verdão vem de três vitórias consecutivas e está embalado, enquanto o Botafogo empatou seus últimos três jogos e chega para o confronto decisivo em baixa. Quem joga contra o Botafogo? ge Palmeiras analisa escalação.

Abel Ferreira durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol. Mais do Palmeiras. Estêvão e Veiga participam de 51 gols no ano. Veja os desafios de Leila no novo mandato. Rizek fala do “segredo” do Palmeiras para estar entre os “grandes vencedores”. Ouça o podcast ge Palmeiras. Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp