Nascido e criado na Barreira, Rayan se inspira em benção de Dinamite no Vasco: “Me sinto especial”. O atacante cresceu em São Januário desde os seis anos até brilhar no profissional após a chegada de Diniz: “Sei aonde quero chegar”. Rayan comenta benção de Dinamite no Vasco: “Não sabia onde poderia chegar”.
A música “De todos os amores”, uma das mais cantadas pelos vascaínos, tem um trecho que define bem a vida de muitos torcedores: “o Vasco é a minha vida, minha história, meu primeiro amigo”. Mas a canção também pode contar a história de um jogador que nasceu e foi criado na Barreira do Vasco, chegou a São Januário aos seis anos e recebeu a benção de Roberto Dinamite. Rayan é um diamante lapidado desde cedo para ser o destaque que é hoje. E é só o começo.
O atacante também é um fruto de um amor que nasceu graças ao Vasco, nos arredores de São Januário, na Barreira do Vasco. O pai Valkmar foi jogador do clube no fim dos anos 90 e início dos anos 2000. A mãe Vanessa, vascaína e moradora da região, frequentava o entorno do estádio assiduamente. Não demorou muito para que se encontrassem.
Valkmar Rayan Vasco — Foto: Felipe Schmidt. O atacante hoje tem 19 anos, mas chegou ao clube apenas aos seis. E praticamente cresceu dentro de São Januário. Quando não estava no estádio treinando, era uma das crianças que brincavam na rua da Barreira do Vasco. Atrevido, o garoto já ficou escondido no clube várias vezes para aproveitar a piscina e as áreas abertas no entorno do estádio para soltar pipa.
Rayan nunca foi uma joia qualquer de São Januário. Aos 11 anos, segundo números do próprio clube, o atacante já tinha 280 gols em competições pelo Vasco entre o campo e o futsal. Ao chegar nessa idade, Rayan teve um encontro inesquecível com Roberto Dinamite, maior ídolo da história do clube. O atual atacante do clube reassistiu ao vídeo que viralizou nas redes sociais, gravado por Valkmar, no qual Dinamite dá conselhos ao jovem sobre a carreira.
Desde então, Rayan marcou onze gols sob o comando de Diniz. Em toda a temporada, o atacante marcou 14 vezes. Ou seja, quase 80% dos gols do jogador foram marcados com o atual técnico do Vasco. Diniz se tornou um paizão para Rayan dentro do Vasco. O treinador é o principal responsável por uma mudança na mentalidade do jogador, segundo o próprio atacante. Ele teve participação fundamental no aumento da confiança e no aprimoramento de questões técnicas e táticas do jogo.
Rayan aos 11 anos não sabia aonde poderia chegar, o que era muito natural para a idade. O jovem, no entanto, guardou uma mensagem simples de Dinamite. E tem cumprido direitinho com a promessa. Agora, Rayan sabe exatamente aonde quer chegar. A primeira missão é ajudar o Vasco, renovou o contrato no meio do ano e ficou no clube, mesmo com várias sondagens do exterior. Depois, o atacante pensa em seleção brasileira e no futebol europeu. Por fim, voltar ao Vasco e reescrever a sua história no clube.
Rayan fala de infância em São Januário e conselhos de Diniz no Vasco. O atacante revela a importância de Fernando Diniz em sua trajetória e a mudança significativa na sua mentalidade. Também comenta sobre as provocações contra o Fluminense e a briga do Vasco no Brasileirão, demostrando confiança no trabalho do treinador e na equipe. Além disso, ressalta a admiração por Coutinho e a vontade de atuar na Europa, demonstrando ambições e metas claras para seu futuro no futebol.