RBR anuncia demissão de Cristian Horner após 20 anos

christian-horner-red-bull-raci

A equipe Red Bull Racing anunciou nesta quarta-feira, 9, a demissão imediata do chefe de equipe Cristian Horner, após duas décadas sob a liderança na Fórmula 1. Equipe austríaca será comandada pelo ex-Ferrari Laurent Mekies, enquanto a RB de Liam Lawson e Isack Hadjar terá Alan Permane como chefe.

Horner ingressou na equipe em 2005 e conduziu o time durante um período de sucesso, com oito títulos de pilotos e seis de construtores. Além disso, RBR conquistou 124 vitórias e 287 pódios em 405 corridas disputadas. Segundo o jornal alemão Bild, a decisão de demissão partiu de Oliver Mintzlaff, CEO da marca que controla a equipe e clubes ligados à empresa austríaca.

Por meio das redes sociais, RBR agradeceu a contribuição do agora ex-chefe e assegurou que Horner ficará “para sempre como uma importante parte” de sua história.

“Ele foi fundamental para transformar esta equipe em uma das mais bem-sucedidas da F1, com oito títulos de pilotos e seis de construtores. Obrigado por tudo, Christian, você sempre será uma parte importante da história da nossa equipe”, escreveu o time, na publicação.

Transferência de Verstappen

A demissão de Horner ocorre durante rumores de uma possível transferência de Max Verstappen, um dos maiores pilotos da equipe na última década, para a Mercedes. O holandês possui contrato até 2028, mas o vínculo contra com cláusulas para desempenho e que possibilitam a saída em caso de má fase da equipe.

Atualmente, Verstappen é o terceiro colocado na classificação da Fórmula 1, com 165 pontos, contra 234 do líder Oscar Piastri, da McLaren. Já em relação a construtores, o time é o quarto colocado no campeonato com 172 pontos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp