Ônibus do Entorno: ANTT reajusta em 2,9% preço das passagens; aumento vale a partir de domingo (23)
Governo de Goiás enviou pedido ao governo federal para que reajuste fosse suspenso. Ibaneis Rocha deve se reunir com governador de Goiás em exercício, nesta quinta-feira (20) para tratar do assunto.
Os ônibus do Entorno do Distrito Federal estacionados na Rodoviária do Plano Piloto, segundo informações da TV Globo/Reprodução, sofreram reajuste de 2,9% no preço das passagens, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O aumento nas tarifas entrará em vigor à 0h de domingo (23).
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do partido União Brasil, divulgou em suas redes sociais que é contra o aumento e lamenta a postura do governo federal em ignorar as soluções apresentadas pelo Governo de Goiás para evitar a alta das tarifas. O pedido de suspensão do reajuste foi encaminhado ao governo federal pela gestão de Goiás na semana anterior.
Nesta quinta-feira (20), está prevista uma reunião entre o governador do DF, Ibaneis Rocha, e o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela. O encontro deve acontecer no Palácio do Buriti, em Brasília, com o intuito de discutir o assunto e possíveis medidas a serem tomadas.
Com relação às alterações nos valores das passagens de ônibus entre o DF e o Entorno, as cidades da região tiveram seus preços ajustados. Municípios como Luziânia, Águas Lindas, Novo Gama, Valparaíso e Planaltina de Goiás sofreram modificações nos custos, de acordo com a tabela divulgada.
O governo de Goiás, devido à sequência de reajustes que impactaram os moradores da região nos últimos dois anos, solicitou a suspensão do aumento das tarifas através de um documento encaminhado à Casa Civil da Presidência da República, ao Ministério dos Transportes e à ANTT. A Secretaria do Governo de Goiás propôs a manutenção dos valores atuais das passagens ou o subsídio do reajuste por parte do governo federal.
Ronaldo Caiado reforça que é contrário ao novo reajuste nas tarifas de transporte coletivo do Entorno do Distrito Federal e destaca a importância de ações que possam proporcionar uma redução nos preços, melhorando a qualidade do serviço. O governador de Goiás busca replicar na região do Entorno a mesma melhoria observada na Região Metropolitana de Goiânia, com a renovação da frota, a introdução de veículos elétricos confortáveis, a reforma de terminais e a implementação de tecnologias para aprimorar a experiência dos usuários.