Real Madrid x Al-Hilal: Duelo no Mundial de Clubes poderá reunir Neymar e Mbappé em 2025

Neymar x Mbappé: após troca de farpas, atacantes devem se enfrentar no Mundial de Clubes

Duas maiores transferências da história do futebol, brasileiro e francês foram de amizade a atritos no PSG. Real Madrid e Al-Hilal duelarão na estreia do novo torneio

DE x Mbappé: Veja o sorteio do grupo H do Mundial de Clubes 2025

A Fifa sorteou, nesta quinta-feira, os grupos do Mundial de Clubes de 2025. O primeiro jogo do Grupo H será entre Real Madrid e Al-Hilal, e poderá representar o reencontro de Neymar e Mbappé. Ex-companheiros de Paris Saint-Germain, as duas maiores contratações da história do futebol tiveram relação controversa e o ge relembra como os dois foram da amizade à troca de farpas.

REFORÇOS MILIONÁRIOS E GRANDE EXPECTATIVA

Quando reforçou o PSG, em agosto de 2017, Neymar se tornou a maior transferência de todos os tempos, custando 222 milhões de euros (R$ 812 milhões na época) pagos ao Barcelona. Mbappé também foi contratado no mesmo momento, primeiro por empréstimo, e na temporada seguinte teve compra efetivada por € 180 milhões (R$ 673 milhões), ficando atrás apenas do colega brasileiro na história do futebol. Tiveram bons momentos já de início, fizeram gols e conquistaram o tricampeonato do Campeonato Francês em suas três primeiras temporadas. A expectativa era grande de que ambos conseguissem levar o PSG ao sonhado título da Champions League. Lesões de Neymar em momentos decisivos dificultaram a missão.

DA AMIZADE À TROCA DE FARPAS

Os dois atacantes se destacavam dentro das quatro linhas e passaram muito perto de conquistar a Liga dos Campeões em 2020, quando o brasileiro teve grande destaque na campanha. Na grande final, contra o Bayern de Munique, o francês desperdiçou boas oportunidades, e o time alemão saiu com o título. Até então, a parceria de Neymar e Mbappé se percebia dentro e fora de campo. O jovem francês era nome certo nas festas de aniversário camisa 10. A troca de elogios também era constante em entrevistas e postagens em redes sociais.

O primeiro grande atrito da dupla aconteceu em agosto de 2022, em vitória por 5 a 2 sobre o Montpellier, no Campeonato Francês. Na ocasião, Mbappé perdeu um pênalti no primeiro tempo. Cerca de 20 minutos depois, houve outra penalidade para o PSG, e Neymar pegou a bola e teve uma discussão com o contrariado companheiro, antes de cobrar e converter a oportunidade. No mesmo jogo, Kylian Mbappé protagonizou outras polêmicas, como um lance em que abandona a jogada de contra-ataque do PSG por não receber o passe, e em outro momento deu uma trombada com o ombro em Lionel Messi e saiu andando sem pedir desculpas. Na época, o perfil oficial de Neymar curtiu publicações que criticavam Mbappé e o técnico do Paris. De acordo com a imprensa local, a diretoria precisou reunir os dois jogadores para aparar arestas.

From then on, the situation became increasingly complicated at the club, with Lionel Messi completing the star trio. The French press even speculated that Mbappé had asked for Neymar’s departure before the start of the 2022/23 season. The club’s football director denied the case.

MBAPPÉ WOULD HAVE BEEN THE REASON BEHIND NEYMAR’S EXIT FROM PSG

Shortly before Neymar’s departure to Al-Hilal, Mbappé was sidelined from the main team and left out of the trip to South Korea, while the Brazilian participated in the tour and returned from injury with a good performance and a goal scored. Days later, the French forward was reinstated. According to L’Équipe, Neymar’s imminent departure was the reason for the agreement between the parties. The publication highlighted that a year earlier, Mbappé had told the board that there was no longer space in the team for both players. At the same time that the Frenchman became available again for PSG, the club announced that Verratti and Neymar were no longer in the plans and would be traded.

According to L’Équipe, it was a kind of agreement between Paris Saint-Germain and Mbappé to convince him not to leave for Real Madrid at the end of his contract in June 2024, as it eventually happened. After leaving France, Neymar stopped following his former teammate on Instagram and, at different times, interacted with posts that criticized the Frenchman.

POSSIBLE REUNION

Although the clash between Real Madrid and Al-Hilal is confirmed, it is still uncertain whether Mbappé and Neymar will be on the field. The Brazilian’s contract with the Saudi club runs until the end of June 2025, while the tournament will be played until July 13. FIFA will allow contract extensions for certain numbers of days in cases like this, and if the Number 10 and the club wish, he could participate.
The match has not yet been confirmed, but it will be the debut of both teams in the competition. Recovered from the serious knee injuries he suffered, Neymar returned after over a year out and suffered a new physical problem, this time in the thigh, but the severity is minor, and the forecast is for the star to return still in December.

The first edition of the Club World Cup, a quadrennial tournament created by FIFA, will be held in the United States, from June 15 to July 13, 2025. The 32 teams, from the six continental confederations, were divided into eight groups, with a similar format to the World Cup: the top two from each group advance to the round of 16.

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Marketing do Corinthians: Estratégias para Reforços Midiáticos em 2025 – Entenda sobre possível chegada de jogadores como Pogba e o modelo de negócio utilizado para contratar Memphis Depay.

Vem um novo Memphis? Chefe do marketing do Corinthians explica sobre possíveis reforços midiáticos

Vinicius Manfredi analisa dificuldades e oportunidades de contratar jogadores com auxílio de patrocinadores e comenta oferta de site de acompanhantes para bancar Pogba

Memphis Depay: gols, assistências e melhores momentos no Brasileirão 2024
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O sucesso na contratação de Memphis Depay, bancado com dinheiro do patrocinador máster, fez com que torcedores e até mesmo dirigentes do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] sonhassem com a chegada de novos reforços do mesmo perfil: midiáticos e com o potencial de terem suas imagens exploradas por parceiros do clube. Responsável por comandar o departamento de marketing do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/], o superintendente Vinicius Manfredi trata como viável a repetição deste modelo de negócio, mas faz questão de alertar para as dificuldades de realizar projetos deste tipo.

É um modelo legal, sedutor, ele faz a gente sonhar com vários movimentos, mas não é fácil de ser executado, ainda mais pelas cifras envolvidas quando você pensa em jogadores dessa magnitude. Já não é tão simples vender um patrocínio. E nestes casos você tem que entender também qual é o seu acordo com o atleta. Porque o jogador é um ativo do clube, dentro do clube, quando ele está associado ao clube. Mas, se você quiser tê-lo também como um embaixador para marcas, é uma outra negociação que precisa ser feita.

Segundo Vinicius Manfredi, a busca por reforços deste tipo sempre parte do departamento de futebol, e só depois a área de marketing é acionada. A gente só consegue entrar em campo se em algum momento a gente for acessado por alguém falando: “Olha, precisamos de apoio para tentar montar uma campanha, um projeto, ou um discurso pra tentar trazer um atleta.” O caso de Memphis Depay teve uma peculiaridade: ao fechar patrocínio máster com o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/], a casa de apostas Esportes da Sorte já tinha a intenção de bancar uma contratação de peso e reservou em contrato R$ 57 milhões para investir neste reforço.

Tal quantia, que representa menos de 20% do valor total do acordo, já é maior do que o clube recebe em todos os outros patrocinadores. O segmento bet (de apostas) é muito característico. As marcas sabem que se não estiverem na camisa de um determinado clube uma empresa concorrente estará. A porta de entrada das plataformas acaba sendo o futebol, e há um número limitado de times para patrocinar: são apenas 20 na Série A – argumenta o dirigente do Corinthians, que ainda prossegue: Por isso que a gente vê às vezes comentários do tipo: “Nossa, mas a propriedade de determinado clube era vendida por 15 e agora estão pagando 60, 70. Isso acontece não porque o patrocínio vale mais agora, é porque para aquela categoria (casas de apostas) é muito característica essa disputa.

Como já tem a Esportes da Sorte como parceira, o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] não pode fechar com outra empresa do ramo. A atual patrocinadora não descarta participar de novas contratações do clube, mas sem investir cifras parecidas com as da operação com Memphis Depay – a empresa esteve envolvida, por exemplo, na compra do goleiro Hugo Souza, mês passado.

Ganhou força entre torcedores do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] nos últimos dias a possibilidade de o clube contratar o meia francês Paul Pogba, que está sem clube. Apesar de especulações, o chefe do marketing alvinegro garante não ter sido procurado pelo departamento de futebol para viabilizar parceiros para esta transferência. Na última terça-feira, o Timão recebeu uma oferta da plataforma de acompanhantes Fatal Model. A empresa divulgou em suas redes sociais que estava disposta a bancar os salários de Pogba, mas horas depois o clube se manifestou agradecendo a proposta e negando qualquer negociação nesse sentido.

Independentemente do interesse ou não em Pogba, Vinicius Manfredi explicou sua visão sobre uma eventual parceria com a Fatal Model. A empresa já é parceira de clubes de futebol, como o Vitória, mas enfrenta resistência por estar ligada ao mercado da prostituição. Eu acho que é um assunto bem delicado, como tantos outros segmentos que também são anunciantes no esporte ou em outras áreas. Acho que dá pra enxergar de duas maneiras: o de crítica e também pelo lado que eles tentam fazer com que uma atividade que sempre foi informal e sempre foi muito mal cuidada tenha uma certa segurança, tanto para quem anuncia na plataforma quanto para quem utiliza o serviço – opinou.

– Mas, de fato, é um segmento que precisa ter muita análise para tomar essa decisão, tem um custo de imagem, tem bastante coisa a ser avaliada junto às possibilidades. É preciso entender um pouco qual o movimento que o clube quer fazer do ponto de vista de posicionamento – completou.

Como mostrou o ge no início do mês, apesar das dificuldades financeiras, o Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] tem a intenção de buscar ao menos um grande reforço a cada ano, como foi a chegada de Memphis ao clube em 2024. A aproximação do clube de jogadores estrangeiros e também brasileiros que atuaram ou atuam na seleção brasileira tem sido feita nos últimos meses pelo executivo Fabinho Soldado. Com o projeto de Memphis como exemplo, o objetivo é mudar a imagem do clube nos bastidores.

Um dos exemplos recentes do projeto do Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/] em se aproximar de estrelas do futebol mundial foi a breve negociação com o zagueiro espanhol Sergio Ramos. O jogador reagiu positivamente ao interesse alvinegro, mas o Timão esbarrou no alto investimento que teria de fazer para contar com o zagueiro de 38 anos no elenco. A reta final da temporada e a incerteza sobre o calendário de 2025 acabaram esfriando as tratativas. A chegada de Sergio Ramos, neste momento, está descartada pelo Corinthians [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/]. O departamento de futebol também não se animou com a possibilidade de contratar Pogba.

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