A Receita Federal vai pagar nesta quarta-feira, 31, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O dinheiro será creditado na conta informada pelo contribuinte durante a declaração. O crédito bancário será feito para 4 milhões de contribuintes, totalizando R$ 6 bilhões.
Desse total, R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes que têm prioridade legal – sendo 7.885 idosos acima de 80 anos, 60.575 entre 60 e 79 anos, 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Como saber se vou receber?
Para saber se você está apto a receber o pagamento liberado neste lote, é necessário acessar o site da Receita Federal e informar o número do seu CPF e a data de nascimento, digitada em dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.
O dinheiro será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Caso você não receba, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos da restituição variam de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem entregou antes, recebe primeiro.
O primeiro lote foi pago em 31 de maio e foi destinado aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.
O segundo pagamento aconteceu em 30 de junho aos contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 18 de março deste ano. O terceiro foi realizado em 29 de julho para os contribuintes que enviaram a declaração até 2 de maio deste ano.
Veja as datas de pagamento:
- 1º lote: 31 de maio (já pago)
- 2º lote: 30 de junho (já pago)
- 3º lote: 29 de julho (já pago)
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Caso você não saiba quando ocorrerá o seu pagamento, basta verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.