Receita já recebeu 9 milhões de declarações do Imposto de Renda

receita-federal-20253A-atendimento-gratuito-no-recife-para-declaracao-do-irpf

Em apenas três semanas de entrega, a Receita Federal registrou 9.399.106 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para 2025. Este total, contabilizado até as 17h do dia 17 de março, representa cerca de 20,34% do total projetado para o ano. Desde 1º de março, com a declaração pré-preenchida disponível, 4.028.967 contribuintes já enviaram seus documentos. Contudo, a greve dos auditores fiscais impactou o abastecimento de dados para essa modalidade.

Prazos

O prazo de entrega começou em 17 de março e se estenderá até as 23h59 do dia 30 de maio. A Receita projeta receber cerca de 46,2 milhões de declarações este ano, representando um aumento de quase 7% em relação a 2024, quando foram registradas 43,2 milhões. Pessoas físicas com rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou receita bruta rural superior a R$ 169.440 devem fazer a declaração. Aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais em 2024 estão dispensados, salvo se se enquadrarem em outros critérios.

A declaração pré-preenchida, disponível desde 1º de março, torna o processo mais ágil ao incluir dados já disponíveis. No entanto, a greve dos auditores causou atrasos no abastecimento dessas informações. O programa gerador da declaração está acessível desde 13 de março, permitindo que os contribuintes preparem suas declarações de maneira eficiente e rápida.

Com o prazo se estendendo até maio, a Receita Federal está atenta ao fluxo de declarações. A expectativa é que o número continue a crescer, refletindo tanto a obrigatoriedade quanto a conscientização dos contribuintes sobre a importância da declaração do IRPF.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp