Reconhecimento de firma passa a ser digital nos cartórios de Goiás

O procedimento de autenticar a assinatura em documentos agora pode ser feito de forma digital. A novidade chegou nesta semana nos cartórios goianos e deve evitar filas, deslocamentos desnecessários e agilizar o processo. A modalidade começou a ser implementada há pouco mais de dois anos, impulsionada pela restrição de atendimento presencial devido à pandemia de covid. Em Goiás, já são mais de 20 mil atos digitais.

Embora pareça burocrático, o reconhecimento de firma online é simples. O interessado precisa apenas emitir gratuitamente um certificado digital notarizado por meio do site www.e-notariado.org.br. Em seguida, o documento a ter a assinatura autenticada pode ser enviado pela plataforma www.enotassina.com.br, indicar quais são as pessoas que precisam assiná-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final.

O papel do tabelião continua sendo o mesmo de identificar o cidadão e o vincular à assinatura por meio do certificado digital ao confirmar a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento. A validade é de três anos, diferente do determinado por lei anteriormente. 

Até então,  a chamada firma deveria ser atualizada quando a assinatura era modificada. O valor deve ser o mesmo cobrado no balcão dos cartórios variando entre R$ 8,51 e R$ 44, de acordo com o Regimento de Custas e Emolumentos do Estado de Goiás.

A regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que autoriza o reconhecimento de firma eletronicamente permite a prática de 100% dos atos notariais via online, como as escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp