Recuperação de nascentes será tema de encontro da Câmara

A Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Goiânia vai discutir a recuperação de nascentes da capital para prevenir e controlar a crise hídrica que assola a população goiana no período de seca. A reunião será realizada no próximo dia 1º de março. De acordo com o presidente da comissão, Gustavo Cruvinel (PV), após o racionamento de água do ano passado, foi criado um fórum com diversas entidades e órgãos governamentais para buscar soluções para o problema e o poder Legislativo se comprometeu a contribuir com projetos de lei que estabeleçam ações de políticas públicas de meio ambiente no Município.

“Os relatórios técnicos da comissão revelaram que a diminuição do fluxo de água dos nossos mananciais é causada por: ausência de mata ciliar das nascentes, lançamentos clandestinos de esgoto e entulho nos mananciais, focos de erosão, assoreamento, falta de roçagem, construções e invasões às margens do córrego e o desmatamento”, relatou.

Segundo organizadores do evento o delegado Luziano da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e do presidente Gilberto Neto da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), participarão da reunião para discutir e avaliar a realidade das nascentes.

Patrícia Santana

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp