A Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Goiânia vai discutir a recuperação de nascentes da capital para prevenir e controlar a crise hídrica que assola a população goiana no período de seca. A reunião será realizada no próximo dia 1º de março. De acordo com o presidente da comissão, Gustavo Cruvinel (PV), após o racionamento de água do ano passado, foi criado um fórum com diversas entidades e órgãos governamentais para buscar soluções para o problema e o poder Legislativo se comprometeu a contribuir com projetos de lei que estabeleçam ações de políticas públicas de meio ambiente no Município.
“Os relatórios técnicos da comissão revelaram que a diminuição do fluxo de água dos nossos mananciais é causada por: ausência de mata ciliar das nascentes, lançamentos clandestinos de esgoto e entulho nos mananciais, focos de erosão, assoreamento, falta de roçagem, construções e invasões às margens do córrego e o desmatamento”, relatou.
Segundo organizadores do evento o delegado Luziano da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e do presidente Gilberto Neto da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), participarão da reunião para discutir e avaliar a realidade das nascentes.
Patrícia Santana