Recuperação de objetos esquecidos na ViaMobilidade: Saiba como encontrar o seu item perdido no metrô de São Paulo

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Mais esquecidos: quantidade de itens deixados em estações e trens da
ViaMobilidade cresce 21% em 2025

Concessionária registrou mais de 26 mil objetos esquecidos por passageiros nas
linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda ao longo do ano. Saiba como recuperar
itens deixados pra trás.

1 de 1 Carrinho de bebê esquecido em estação de trem da ViaMobilidade — Foto:
Divulgação/ViaMobilidade

Carrinho de bebê esquecido em estação de trem da ViaMobilidade — Foto:
Divulgação/ViaMobilidade

De carrinho de bebê a cadeira de rodas, passando por carrinho de supermercado e
até automatizador de portas: os achados e perdidos da ViaMobilidade tiveram um
aumento expressivo em 2025. Entre janeiro e dezembro, passageiros esqueceram
26.362 objetos em trens e estações das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda
— quantidade 21,3% superior aos 21.725 itens registrados no ano anterior.

A maior parte das ocorrências foi nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que
concentraram 17.288 objetos esquecidos. Já a Linha 5-Lilás somou 9.074
registros.

Embora a maioria dos itens faça parte do dia a dia dos passageiros — como
cartões, documentos, roupas e mochilas —, o levantamento chama atenção pela
variedade de objetos incomuns encontrados pelas equipes.

Além de quadros, produtos de limpeza, bags e malas, os agentes localizaram
objetos de grande porte e uso específico, como carrinhos de supermercado,
carrinhos de bebê e cadeiras de rodas, o que, segundo a concessionária, reflete
a diversidade de situações vividas diariamente em trens e estações.

As Centrais de Achados e Perdidos funcionam como o principal canal para a
recuperação desses objetos. Para itens esquecidos nas linhas 8-Diamante e
9-Esmeralda, o atendimento é feito na Estação Osasco. Já objetos perdidos na
Linha 5-Lilás devem ser procurados na Estação Adolfo Pinheiro, que também recebe
itens da Linha 4-Amarela.

Ao perceber a perda de um objeto, o passageiro deve avisar um funcionário da
concessionária, que faz a verificação imediata. Caso o item não seja localizado,
a orientação é procurar a Central de Achados e Perdidos após três dias úteis,
presencialmente ou pelo telefone 0800 770 7106. Os objetos ficam guardados por
até 90 dias; após esse período, os itens em boas condições são destinados a
doação.

Para retirar um objeto, é necessário informar o nome, descrever o item, indicar
local e período da perda e apresentar documento oficial com foto. A devolução é
feita ao proprietário ou a parentes diretos que comprovem o vínculo.

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