Recuperação Judicial da Azul: Azul detalha plano em 5 pontos

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Entenda em cinco pontos o processo de recuperação judicial da Azul

Companhia aérea passou pela primeira audiência na Justiça dos EUA após acionar
Capítulo 11 da Lei de Falências.

Azul detalha redução de frota e diz que recuperação judicial não terá impacto
aos clientes [https://s02.video.glbimg.com/x240/13642661.jpg]

Azul detalha redução de frota e diz que recuperação judicial não terá impacto
aos clientes

Após a aprovação do pedido de recuperação judicial
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/05/30/nao-havera-impacto-para-clientes-diz-azul-sobre-recuperacao.ghtml]
da Azul Linhas Aéreas na Justiça dos Estados Unidos, e do detalhamento por parte
da companhia de como será o processo, o DE [http://g1.com.br/campinas] preparou
uma reportagem para explicar, em cinco pontos, o que de mais importante vai
acontecer no plano de reestruturação financeira da empresa.

A companhia entrou com pedido de proteção sob o Capítulo 11 da Lei de Falências
— mecanismo semelhante à recuperação judicial no Brasil.

A Azul informou que o objetivo da medida é reduzir significativamente o
endividamento da companhia e gerar caixa.

Nesta reportagem você vai ver:

1. Qual a intenção da Azul com a recuperação judicial?
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/05/30/entenda-em-cinco-pontos-o-processo-de-recuperacao-judicial-da-azul.ghtml#1]
2. Vai ter impacto para os clientes?
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/05/30/entenda-em-cinco-pontos-o-processo-de-recuperacao-judicial-da-azul.ghtml#2]
3. Qual vai ser o financiamento que a empresa vai receber para eliminar a
dívida?
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/05/30/entenda-em-cinco-pontos-o-processo-de-recuperacao-judicial-da-azul.ghtml#3]
4. Vai reduzir frota e ter demissões?
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/05/30/entenda-em-cinco-pontos-o-processo-de-recuperacao-judicial-da-azul.ghtml#4]
5. Parceria com empresas americanas
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/05/30/entenda-em-cinco-pontos-o-processo-de-recuperacao-judicial-da-azul.ghtml#5]

QUAL A INTENÇÃO DA AZUL COM A RECUPERAÇÃO JUDICIAL?

O processo de recuperação nos Estados Unidos “permite às empresas operar e
atender seus públicos de interesse normalmente, enquanto trabalham nos
bastidores para ajustar sua estrutura financeira”.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30), o vice-presidente institucional
da empresa, Fábio Campos, afirmou que a corte norte-americana aprovou os
aproximadamente 20 pedidos feitos na primeira audiência de recuperação judicial.

Segundo a empresa, a intenção é manter todos os seus ativos, podendo continuar
com a operação, negociar um possível adiamento de suas dívidas e, com aprovação
judicial, conseguir um novo empréstimo.

VAI TER IMPACTO PARA OS CLIENTES?

Segundo o vice-presidente, não. Fábio Campos afirmou que o processo de
recuperação judicial não terá nenhum impacto para os clientes e a operação
seguirá normalmente, sem nenhuma alteração.

> “A empresa já ingressou no seu processo de reestruturação e a nossa operação
> segue normal. Tudo será honrado em relação aos nossos clientes. A empresa
> segue operando com o nosso valor número 1 que é a segurança. Nada será afetado
> em relação à segurança dos clientes”, explicou.

QUAL VAI SER O FINANCIAMENTO QUE A EMPRESA VAI RECEBER?

O processo de recuperação judicial prevê um financiamento de US$ 1,6 bilhão para
eliminar a dívida.

Azul detalha como será financiamento de recuperação judicial para eliminar
dívida [https://s03.video.glbimg.com/x240/13642890.jpg]

Azul detalha como será financiamento de recuperação judicial para eliminar
dívida

> “Parte desse capital será usada para comprar uma parte da dívida e parte para
> custear a operação da empresa durante esse período”, disse Campos.

VAI REDUZIR FROTA E TER DEMISSÕES?

O vice-presidente explicou que a redução de 35% na frota, já anunciada no
momento do pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/05/28/reducao-de-frota-entenda-o-que-preve-azul-no-plano-de-recuperacao-judicial-nos-eua.ghtml],
na verdade, se trata da devolução de alguns modelos de aeronaves mais antigos,
que deixaram de ser usados. A maioria dos aviões é da categoria Embraer E-1.

> “Isso não quer dizer uma redução. Boa parte desses aviões são aviões que já
> estavam paradas por falta de motores, ou falta de peças e por isso já não
> estavam atuando na frota da Azul. Outra parte desse número na verdade são
> pedidos futuros, pedidos de aeronaves que viriam em 2027, 2028 e 2029, e que a
> Azul vai renegociar nesse processo de reestruturação financeira. A ideia é
> voar cada vez mais com aeronaves de última geração”, explicou.

Segundo a companhia, as devoluções visam otimizar as operações com menor custo,
com modelos novos, mais econômicos, que seriam incorporados enquanto contratos
de leasing (aluguel de aeronaves) seriam encerrados.

PARCERIA COM EMPRESAS AMERICANAS

A empresa também destacou que a medida conta com o apoio de seus principais
stakeholders, incluindo detentores de títulos, sua maior arrendadora, a AerCap,
e os parceiros estratégicos United Airlines e American Airlines.

No caso das empresas americanas, a parceria será com aporte financeiro e também
com atuação na apuração.

> “Todos os nossos parceiros acreditam muito no nosso trabalho. Acreditam no
> nosso modelo de negócio, então estamos muito confiantes que, com o apoio dos
> nossos parceiros, esse processo será cada vez mais célere”, contou.

PANDEMIA, CADEIA DE SUPRIMENTOS…

Em comunicado aos investidores, John Rodgerson, CEO da Azul, atribuiu as
dificuldades financeiras da companhia à pandemia de Covid-19, às turbulências
macroeconômicas e aos problemas na cadeia de suprimentos da aviação.

Em nota, o Ministério dos Portos e Aeroportos disse que “acompanha com atenção o
processo de recuperação judicial da companhia aérea Azul”.

O governo acredita que a reestruturação será bem-sucedida, como ocorreu com
outras empresas do setor, como Latam e Gol. O ministério reforçou que segue
monitorando o setor aéreo e oferecendo apoio institucional às companhias.

Recuperação judicial da Azul: relembre os problemas da companhia aérea
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PROBLEMAS RECENTES

O processo de recuperação judicial é mais um episódio de problemas recentes aos
quais a companhia conviveu no último ano. Entre eles, estão a suspensão de rotas
no Brasil
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/01/24/azul-vai-suspender-operacoes-em-12-cidades-brasileiras-veja-a-lista.ghtml]e
c
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/12/20/pela-segunda-vez-em-quatro-dias-azul-cancela-voos-no-aeroporto-de-viracopos-por-questoes-tecnicas.ghtml]ancelamentos
de voos
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/12/20/pela-segunda-vez-em-quatro-dias-azul-cancela-voos-no-aeroporto-de-viracopos-por-questoes-tecnicas.ghtml].
Segundo Fábio Campos, não há previsão de suspensão de novas rotas por conta do
processo de recuperação judicial.

Além disso, a aérea fez uma negociação com credores para eliminar R$ 11 bilhões
em dívidas
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2025/01/29/apos-suspensao-de-voos-azul-diz-que-acordo-com-credores-e-aporte-de-r-3-bi-garantem-companhia-mais-forte-que-nunca.ghtml].

‘NÃO VOU VOAR ONDE ESTOU PERDENDO DINHEIRO’

Na entrevista ao g1 [http://g1.com.br/campinas] em janeiro, John Rodgerson
apontou corte de custos, opção por rotas mais lucrativas, falta mundial de peças
e motores, alta do dólar como fatores para as suspensões de voos no início do
ano. Relembre a entrevista no vídeo acima.

> “Não vou continuar voando onde estou perdendo dinheiro. Então, como qualquer
> empresário, você aloca seus recursos da melhor forma possível”, disse à época.

O CEO pontuou que embora tenha anunciado a suspensão de rotas, a Azul permanece
expandindo o mercado. “Antes da pandemia, a Azul operava em 110 cidades do
Brasil. Hoje estamos em 160, e vamos para 150 com esses fechamentos, mas estamos
servindo muito mais cidades que servíamos antes”, afirmou.

VÍDEOS: SAIBA TUDO SOBRE CAMPINAS
[https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/cidade/campinas/] E REGIÃO

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