Rede estadual de ensino de Goiás é destaque em conectividade e acessibilidade

Rede estadual de ensino de Goiás é destaque em conectividade e acessibilidade

Dados do Censo Escolar 2023 revelam que a rede estadual de ensino, em Goiás, é destaque em avanços no uso de Internet e de equipamentos portáteis de informática e acessibilidade. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o estudo é essencial para o planejamento dos gastos e das políticas públicas, tanto de infraestrutura, quanto da parte pedagógica.

Sobre a conectividade, o Censo indicou que 100% das escolas estaduais do Estado contam com acesso à Internet, sendo 99% em banda larga. Quando analisado o percentual de computadores portáteis em relação aos alunos do Ensino Médio, Goiás saltou de 0,5% em 2019 (1.064) para 30,6% em 2023 (56.790). Já o total de computadores desktop teve avanço de 6.490 em 2019 para 8.981 em 2023.

O percentual de escolas com banheiros adaptados para alunos com deficiência passou de 77% em 2019 para 90% em 2023. Ainda em relação à infraestrutura, a pesquisa demonstrou que 100% das unidades escolares da rede pública estadual contam com água potável e cozinha. Já o índice de colégios com quadras poliesportivas passou de 65% em 2019 para 78% em 2023.

Os percentuais da distorção idade-série, ou seja, de alunos que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados, também foram destaque. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o percentual caiu de 19,7% em 2019 para 13,3% em 2023. No Ensino Médio (1ª a 3ª série), a queda é ainda maior. O número saiu de 22% em 2019 para apenas 13,7% em 2023.

Também foram analisados os dados da adequação da formação docente, indicador que afere a proporção de professores que têm a qualificação adequada em relação à disciplina que ministram. Na rede estadual de Educação de Goiás, o percentual de docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com formação adequada chegou a 60,7%. No Ensino Médio, por sua vez, a porcentagem é de 61,5%.

Censo Escolar

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da Educação Básica brasileira. O levantamento, feito com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País, abrange as diferentes etapas e modalidades de ensino. Os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2023 foram divulgados no final de fevereiro. Eles servirão de base para o repasse de recursos do governo federal e para a compreensão da situação educacional do Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Trabalhadores são resgatado em obra da BYD por condições análogas à escravidão

Resgate de 163 Trabalhadores na BYD em Camaçari por Condições Análogas à Escravidão

Na desta segunda-feira. 23, uma força-tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) resgatou 163 operários da construtora terceirizada Jinjang, que trabalhavam na planta da BYD em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, Bahia.

Os trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão, com alojamentos precários e falta de infraestrutura básica. Os alojamentos tinham camas sem colchões e apenas um banheiro para cada 31 pessoas. Essas condições impediam o descanso adequado, contribuindo para acidentes de trabalho devido ao cansaço e sonolência.

A força-tarefa interditou os alojamentos e trechos do canteiro de obras, proibindo os trabalhadores de continuar suas atividades até a regularização das condições de trabalho. Uma audiência virtual conjunta do MPT e MTE foi agendada para o dia 26 de dezembro para discutir as providências necessárias para garantir condições mínimas de alojamento e regularizar as irregularidades detectadas.

A inspeção, iniciada em meados de novembro, identificou quatro principais alojamentos, dois localizados na Rua Colorado e dois na Rua Umbus, no município de Camaçari. A BYD e a Jinjang foram notificadas e devem apresentar as medidas necessárias para garantir as condições de trabalho adequadas.

A BYD anunciou que já rescindiu o contrato com a empresa terceirizada após o resgate dos trabalhadores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp