A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, unidade do Governo de Goiás, está em urgente necessidade de doações de sangue. A queda nas doações tem afetado significativamente os estoques, especialmente os tipos negativos A-, B-, O-, AB- e AB+. Este déficit impacta diretamente as 223 unidades de saúde atendidas, comprometendo a continuidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que os tipos de sangue negativos são os mais utilizados em situações de emergência. “Apesar do estoque do Hemocentro estar em um nível seguro, estamos com um déficit de 18%. Por isso, pedimos o apoio da população, de quem ainda não doou nos últimos três meses, para contribuir. É um gesto rápido, mas capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre triagem e coleta é menor de uma hora”, ressaltou.
Condições para doação de sangue
Para doar sangue, é necessário atender algumas condições: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento com foto.
As doações podem ser feitas em Goiânia, no Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. A Rede Hemo possui unidades no interior, como em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, funcionando de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Também oferece agendamento prévio das doações pelo site.