Rede Hemo funciona em horário especial no feriado da Semana Santa

Rede Hemo funciona em horário especial no feriado da Semana Santa

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo funcionará em horário especial no feriado da Semana Santa. A iniciativa reforça a necessidade para a doação de sangue, em especial dos tipos negativos A -, B -, O – e AB -, com o objetivo garantir o abastecimento das 223 unidades de saúde atendidas em Goiás.

As unidades da Rede Hemo em Goiânia (Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof Nion Albernaz) e do interior (Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis) funcionarão nesta quinta-feira (28/03) para o atendimento aos doadores das 8 às 18 horas. Já para os pacientes que realizam tratamento na capital, o atendimento será das 7h às 19 horas.

Na sexta-feira (29), todas as unidades estarão fechadas. Já no sábado (30), o Hemocentro, em Goiânia, funcionará das 8 às 12 horas, para atendimento de doadores e pacientes. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.br.

Segundo a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, a doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta, que ajuda a salvar vidas. “Com a chegada do feriado prolongado muitas pessoas vão aproveitar para descansar e visitar familiares em outras cidades, e com esse aumento do fluxo de carros nas estradas, há também um maior número de acidentes, o que reflete no aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes”, salienta.

Além disso, Denyse ressalta que é importante estar atento aos requisitos para a doação. “Os pontos de atenção vão desde local e hora para doação até doenças ou situações impeditivas. Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis”, explica a diretora.

Para quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.

Candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, poderão efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação. Os voluntários que apresentaram um diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após 10 dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Horários especiais das unidades de coleta de sangue no estado no feriado da Semana Santa

Hemocentro Coordenador (Goiânia)
28/03 – aberto, das 8h às 18h para doadores e das 7h às 19h para pacientes
29/03 – fechado
30/03 – aberto, das 8h às 12h

Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis
28/03 – abertos, das 8h às 18h
29/03 – fechados

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial disfarçado de Papai Noel prende criminoso procurado há mais de 10 anos

Um policial civil chamou a atenção ao se fantasiar de Papai Noel para prender um criminoso procurado há mais de 10 anos. A ação fez parte de uma operação inovadora e bem-sucedida das polícias civis dos estados do Amapá e do Amazonas, na noite desta segunda-feira, 23.

Ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Santana, no Amapá, liderada pelo delegado Leonardo Alves, e tinha como alvo Raimundo Santos, 40 anos, que vivia em Manaus sob a identidade falsa de Pablo Santos.

Procurado por crimes de furto e roubo e com uma extensa ficha criminal, incluindo investigações por homicídio, o suspeito foi localizado no bairro João Paulo 2º com o apoio da equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia de Manaus, coordenada pelo delegado Cícero. Para não levantar suspeitas, um policial se disfarçou de Papai Noel, o que permitiu a prisão do fugitivo sem alertá-lo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp