Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação dentro da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), na tarde de terça-feira (7). As chamas se alastraram e chegaram a uma região próxima à pista de instrução de aeronaves T-25. A fumaça pôde ser vista de diversos pontos da cidade no final da tarde, chamando a atenção dos moradores. Imagens feitas por drone registraram a dimensão do incêndio.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o fogo, originado na região de Pirassununga, alcançou a área da AFA. Segundo o comunicado, as instalações e os equipamentos da academia não foram atingidos e não houve registro de feridos, sejam militares ou civis. Para combater as chamas, foi mobilizada uma força-tarefa composta pela Companhia Contraincêndio da própria AFA, com o apoio do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de um caminhão-pipa da Usina Ferrari.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para a ocorrência e que o fogo margeava a mata e uma rodovia próxima. Cinco caminhões, incluindo os da AFA e da Defesa Civil, foram empenhados na operação. No início da noite, a corporação disse que suas equipes já haviam se retirado do local, e o controle do fogo seguia com as equipes da própria organização militar. Até o início da tarde desta quarta-feira (8), ainda existiam pequenos focos de incêndio e bastante fumaça na região afetada. Os militares continuam realizando monitoramento e o trabalho de contenção no local.
Imagens impressionam com a formação de um redemoinho de chamas em meio ao fogo. Força-tarefa foi montada para controlar as chamas. O tornado de chamas se formou em incêndio na área da AFA, no interior de SP. O redemoinho de fogo foi formado durante incêndio. A cena foi registrada e divulgada nas redes sociais do Portal Pirassununguense. Os esforços concentrados visam debelar as chamas e minimizar os danos na região afetada.