Redes Sociais Impulsionam Consumo de Itens Vintage: Pesquisa mostra preferência por videogames e roupas retrô, influenciados por memória afetiva

redes-sociais-impulsionam-consumo-de-itens-vintage3A-pesquisa-mostra-preferencia-por-videogames-e-roupas-retro2C-influenciados-por-memoria-afetiva

Redes sociais levam 92% das pessoas a comprarem itens vintage, diz pesquisa

A maioria dos consumidores de produtos nostálgicos são os millennials e pessoas da geração Z; videogames e roupas são os mais comprados

A tendência de consumo de produtos “vintage” entre os brasileiros é influenciada principalmente pelas redes sociais. Segundo pesquisa realizada pelo Mission Brasil, divulgada exclusivamente pela CNN, 92,3% das pessoas veem a influência direta de conteúdos digitais na compra de produtos considerados nostálgicos.

O estudo mostra que 38,7% consideram o impacto das mídias sociais significativo, enquanto 34,6% sentem alguma influência e 19% se dizem pouco impactados.

Do total, 7,62% das pessoas afirmam não serem influenciadas pelas redes sociais na compra de produtos vintages.

Além disso, 62% acreditam que a tecnologia é um fato decisivo para o consumo de produtos nostálgicos, enquanto 38% discordam.

Referente à faixa etária das pessoas que adquirem esses tipos de produtos, a maioria dos consumidores são das gerações Y – os millennials – e da Z – nascidos de 1997 a 2012 -, representando 50% e 43% respectivamente.

VIDEOGAMES E MODA VINTAGE NO TOPO

No topo do ranking dos produtos vintage mais adquiridos estão os videogames, favoritos por 25% das pessoas, seguidos pelas roupas (22%), alimentos e bebidas (17%), doces e chocolates (10%), e jogos de tabuleiro e brinquedos (8,5%).

Também aparecem na lista os calçados e celulares, com 4% das indicações cada, seguidos por revistas ou livros (3%) e maquiagens (2,5%). Os produtos vintages menos comprados são câmeras fotográficas (2%), bolsas (1%) e óculos (1%).

MEMÓRIA AFETIVA

A pesquisa também destaca que a memória afetiva é o principal motivo para as pessoas comprarem itens vintages.

Entre as motivações para adquirir os produtos considerados “retrô”, a ligação a uma memória é decisiva para 42% das pessoas, enquanto 22,9% consideram o vínculo emocional com a marca. Já a sensação de conforto e proximidade é citada como uma razão importante para 20% dos consumidores dos itens.

Estar em uma tendência (7,62%) e ter o sentimento de pertencimento a um grupo (6,9%) são outros motivos que levam as pessoas a comprarem itens “retrô”.

Referente aos fatores que chamam a atenção dos consumidores na hora de comprarem um item vintage, o design do produto é o que atrai 35% das pessoas. Além disso, história da marca (24%), funcionalidade (23%) e exclusividade (15%) também são consideradas importantes para realizar a compra.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp