Verão aumenta o consumo de energia: como equilibrar a conta de luz?
Ar condicionado, ventilador, geladeira e muitos outros equipamentos elétricos e eletrônicos fazem o consumo de energia subir no Brasil. Saiba como pagar menos no valor da sua conta.
O verão traz com ele os dias mais quentes em todo o Brasil. Junto com o sol quente e as temperaturas elevadas, aumenta também o consumo de equipamentos elétricos e eletrônicos.
Um Relatório da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontou que no primeiro trimestre de 2024 (correspondente aos meses de verão), o consumo de energia no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2023, saltou de 68.993 MW médios para 72.4116 MW médios..
Todos os estados do país, com exceção do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, que tiveram chuvas acima da média, sofreram com a onda de calor. Com mais dias quentes, maior a necessidade de consumo elétrico.
E não foram apenas as unidades residenciais que registraram o aumento no consumo. O setor da indústria teve o maior consumo histórico, com crescimento de 3,3%.
Como equilibrar a conta de luz sem desligar o ar condicionado?
Com o calor cada vez mais intenso, famílias e empresas enfrentam a difícil escolha entre conforto e economia. No entanto, com a geração compartilhada de energia, é possível economizar mesmo quando o consumo aumenta. A Cogecom, líder na geração compartilhada no Brasil, oferece aos seus cooperados uma redução de até 20% no valor da conta de luz, independentemente de o consumo ser maior ou menor. Ou seja, o desconto é aplicado diretamente sobre o consumo de energia, acompanhando o aumento ou a diminuição do gasto. Além disso, com a variação das bandeiras tarifárias, o desconto pode ser ainda maior. Na bandeira vermelha, por exemplo, quando os custos da energia aumentam e os consumidores pagam mais, os cooperados da Cogecom se beneficiam de um desconto maior. Isso acontece porque a energia compartilhada é protegida das variações de preços das bandeiras tarifárias, ajudando a reduzir ainda mais a conta de luz.
Com o desconto aplicado diretamente na conta de luz, os consumidores da energia compartilhada Cogecom podem aproveitar o conforto do ar condicionado sem se preocupar com o impacto na fatura no final do mês. Mesmo assim, manter hábitos conscientes de consumo de energia no dia a dia continua sendo importante para potencializar a economia e utilizar de forma mais responsável os recursos naturais e o meio ambiente.
Equipamentos como bebedouros com água gelada, geladeiras mais cheias, ar condicionado ligado por mais tempo e outros dispositivos eletrônicos impactam não só no consumo de energia, mas também nas finanças de empresas. No entanto, os benefícios da geração compartilhada também se estendem a comércios, negócios e indústrias, que podem garantir uma significativa redução nas despesas mensais.
Conforto aos clientes nos dias mais quentes sem gastar mais na conta de luz é possível com a Cogecom. — Foto: Divulgação – freepik
Em setores como o hoteleiro, por exemplo, que já experimenta alta na demanda durante as férias escolares, o consumo tende a aumentar devido ao uso intensivo de aparelhos e equipamentos nos quartos. Nesses períodos de calor intenso, a solução da Cogecom é imediata e eficiente, ajudando a reduzir os custos de energia de forma rápida.
Desde unidades consumidoras residenciais, condomínios, e até mesmo empresas e indústrias podem aderir a gestão compartilhada de energia da Cogecom, que conseguem economizar o valor de até duas contas de luz ao longo do ano, ou até mais.
Seja um cooperado e pague menos na sua conta de luz.
A energia compartilhada tem grande potencial de crescer significativamente no Brasil em 2025, impulsionada pela crescente busca por soluções sustentáveis e pela necessidade de reduzir os custos com eletricidade. Este modelo inovador de consumo energético promete não apenas democratizar o acesso a fontes renováveis, mas também transformar o mercado de energia, oferecendo uma alternativa econômica e sustentável para milhares de brasileiros.
Estimulada pela alta no consumo energético e pelas vantagens da adesão, mais consumidores farão parte da Cogecom nos próximos meses. Para ser um dos cooperados, basta acessar o site da Cogecom e fazer a simulação do quanto você pode economizar na sua conta de luz todos os meses.
A geração distribuída da Cogecom não exige instalação de equipamentos, nem a contratação de serviços extras. Todo o processo é digital e feito pela própria cooperativa.