Reestruturação viária próximo ao Moinho Zona Norte terá alteração de ponto de
ônibus na Avenida JK, retorno e ‘rua-parque’; entenda
Projeto foi elaborado entre o Moinho Zona Norte e a Prefeitura de Juiz de Fora. O edital de licitação foi publicado nesta semana e ficará aberto até 15 de abril.
Um projeto de restruturação viária na região do Bairro Francisco Bernardino deve trazer mudanças significativas no trecho da Avenida JK, próximo ao Moinho Zona Norte, dentre elas a ocupação da Rua Berta Halfeld Paleta, localizada atrás do empreendimento, que hoje é inutilizada.
A iniciativa, elaborada entre o Moinho e a Prefeitura de Juiz de Fora, também prevê a mudança no itinerário de ônibus que passam pela Avenida JK, com transferência dos pontos. Além disso, será construído um retorno e feitas melhorias na passarela sobre a linha férrea.
“É um projeto que a gente sonha junto há muito tempo. Além de todas as questões de mobilidade urbana, de qualidade de vida das pessoas, que vai acontecer através da intervenção da Prefeitura, a gente pensa também em uma rua-parque, uma rua onde as pessoas possam ocupar, ter atividade de lazer e que possa ser um ambiente de troca para melhorar o dia a dia das pessoas”, explicou André Noronha, do Moinho.
O edital de licitação para as obras ficará aberto até o dia 15 de abril. O valor de referência dos trabalhos é de R$ 1.308.346,24.
ADEQUAÇÃO DO “MORRO DO SABÃO” PARA ACESSO À BR-040
Conforme a Prefeitura, a proposta considera a criação de uma nova ligação entre a Avenida JK e a BR-040, através da adequação da estrada conhecida como “Morro do Sabão”. O objetivo é fazer o desvio de veículos pesados para o Distrito Industrial dos bairros Milho Branco e Amazônia, reduzindo o impacto na JK.
Localizado atrás do Moinho Zona Norte, o Córrego Humaitá e entorno devem receber nova infraestrutura de drenagem da região, com proposta de “jardins de chuva, ampliação de áreas permeáveis e uso de vegetação nativa para mitigar impactos ambientais e melhorar as condições de macrodrenagem”.
O edital completo e todos os detalhes do projeto podem ser acessados no Portal de Compras Públicas, no site da Prefeitura de Juiz de Fora e no Portal Nacional de Contratações Públicas.
Por fim, todas essas mudanças visam melhorar a mobilidade urbana, a qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente na região do Moinho Zona Norte, em Juiz de Fora. A expectativa é que as obras e alterações propostas tragam benefícios significativos para toda a comunidade local.