Press "Enter" to skip to content

Reforço na varrição em período de estiagem beneficia 140 setores nesta terça-feira, 25

Última atualização 25/07/2023 | 16:50

A Prefeitura de Goiânia atende, nesta terça-feira, 25, 140 bairros da capital com serviços de varrição, rastelação e catação nas vias mais adensadas. A ação integra o cronograma diário da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para conter o volume de folhas secas caídas nas ruas e avenidas, em decorrência do período de estiagem.

“Nessa época do ano, a varrição e coleta das folhas secas inibe princípios de incêndio, além de evitar que elas sejam arrastadas para os bueiros, ocasionando entupimento”, informa o presidente da Companhia, Alisson Borges.

Em função das mudanças climáticas, espécies como sete-copas, gameleira e jambo-do-pará são as mais afetadas. As folhas caídas de uma só árvore enchem até dez sacos de 100 litros em um dia.

Diariamente, cada agente de limpeza realiza a varrição de 3.600 metros lineares de sarjeta. A atividade consiste em retirar, dos dois lados da via, pequena quantidade de lixos descartados fora da lixeira. O trabalhador usa o carrinho, vassoura, pá e sacos plásticos na execução dos serviços. Todo resíduo é recolhido pela equipe da coleta orgânica.

Todos os setores

O diretor de Limpeza Urbana da Comurg, Alzirio Barbosa, ressalta que a varrição em Goiânia alcança todos os setores, com escalas nos períodos diurno e noturno.

As localizações mais adensadas e com maior presença de árvores são classificadas como prioridades no expediente. Setores como Jardim América, Sul, Centro, Parque das Laranjeiras, Vila União, Santa Rita, Santa Genoveva, Jardim Mariliza, São Judas Tadeu e Madre Germana estão entre os contemplados.

A Comurg pede que a população colabore com a limpeza, evitando jogar lixo no chão. Denúncias ou solicitações podem ser feitas pelo teleatendimento 3524–8500 ou pelo WhastApp (62) 98596-8555.