Reforços 2024: Renato Augusto é o último a sair após título da Libertadores – Veja a lista completa dos jogadores que deixaram o Fluminense

reforcos-20243A-renato-augusto-e-o-ultimo-a-sair-apos-titulo-da-libertadores-veja-a-lista-completa-dos-jogadores-que-deixaram-o-fluminense

Renato Augusto é o último dos reforços da janela após título da Libertadores a sair do Fluminense. Todos os outros sete contratados no primeiro semestre de 2024 estão fora do clube. A saída de Renato Augusto do Fluminense marcou o fim da presença de jogadores no clube contratados na janela após o título da Conmebol Libertadores de 2023. O meia, que foi um dos oito reforços anunciados na primeira janela de 2024, foi mais um que deixou o clube sem conseguir render o esperado.

Além de Renato Augusto, o Fluminense contratou sete jogadores no primeiro semestre do ano passado: Antônio Carlos, Felipe Alves, Gabriel Pires, Douglas Costa, Jan Lucumí, Terans e Marquinhos. Todos estão fora do clube. O zagueiro Antônio Carlos e o meia Terans, porém, estão emprestados e ainda têm vínculos com o Flu. A janela de janeiro de 2024 ficou marcada por ter sido cercada de expectativas pelos nomes de peso anunciado, mas nenhum deles conseguiu se firmar.

Douglas Costa, nome conhecido mundialmente, atuou pelo Fluminense em 22 jogos, não marcou gols e deu uma assistência – ele esteve em campo na conquista da Recopa Sul-Americana de 2024. Após ser um dos nomes mais criticados pelos torcedores devido a campanha ruim no Campeonato Brasileiro de 2024, ele rescindiu com o clube. Livre no mercado, foi atuar no Sydney FC, da Austrália. Gabriel Pires, com passagens por clubes da Itália, Espanha e Portugal, chegou ao Fluminense após defender o Botafogo. Esteve em campo em oito partidas e teve a passagem marcada por lesões.

David Terans, nome de destaque no Athletico-PR, chegou ao Fluminense após defender o Pachuca-MEX. Não conseguiu se firmar. Foram 17 jogos, sendo três como titular, com um gol e uma assistência. Passou boa parte do segundo semestre do ano passado à disposição da comissão técnica, mas não foi utilizado por Mano Menezes. Este ano, foi emprestado ao Peñarol-URU. Marquinhos foi o único dos reforços que chegou a ter pelo menos algum momento de destaque. Emprestado pelo Arsenal, da Inglaterra, chegou a acumular dois gols e duas assistências em 28 jogos.

Jan Lucumí, com passagens pela base da seleção colombiana, foi emprestado pelo Boca Juniors de Cali e chegou ao clube como promessa. Mas nunca se firmou. Atuou em cinco partidas pelos profissionais e chegou a ser utilizado na base tricolor. Deixou o clube no fim do ano, depois do término do empréstimo. Felipe Alves, nome de confiança de Diniz, foi contratado para ser um dos reservas de Fábio. Atuou em três partidas e sofreu seis gols. Deixou o clube no fim do ano passado – o contrato previa renovação com metas batidas, que não foram alcançadas. Desejo antigo do clube, Antônio Carlos foi contratado após atuar pelo Orlando City, dos Estados Unidos. Chegou a entrar em campo em 33 partidas. Sem espaço, foi emprestado ao Sport no início do ano. Tem vínculo com o clube até dezembro de 2026.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp