Reforços de peso: Rio Branco-PR anuncia Victor Ramos, Cristaldo e meia boliviano para temporada 2025

Rio Branco-PR anuncia Victor Ramos e Cristaldo, campeões pelo Palmeiras, além de meia boliviano

Trio faz parte do elenco do Leão da Estradinha no retorno à elite do futebol paranaense em 2025

De volta à elite do futebol paranaense em 2025, o Rio Branco anunciou nomes conhecidos no cenário nacional e internacional como reforços: o zagueiro Victor Ramos, ex-Palmeiras, o meia boliviano Fernando Saldías, ex-The Strongest, e o atacante argentino Churry Cristaldo, ex-Palmeiras e Vélez Sarsfield.

Victor Ramos, zagueiro, anunciado como reforço do Rio Branco-PR — Foto: Divulgação/Rio Branco-PR
Victor Ramos tem passagem nos clubes, Vitória, Palmeiras, Vasco, Chapecoense e outros, além de experiência na Europa. Foi duas vezes campeão da Copa do Brasil (Palmeiras e Vasco), além de ter faturado cinco estaduais pelo Vitória. Ele também chegou a jogar pela seleção brasileira. Feliz e motivado. Em breve estarei por aí para a gente fazer um excelente Paranaense — disse o defensor, de 35 anos, que tem como último clube a Chapecoense, em 2023.

Victor Ramos em ação pelo Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
O meia Fernando Saldías é outro reforço anunciado para a elite do Paranaense. O jogador de 27 anos tem na carreira passagem pela seleção da Bolívia por conta das atuações por clubes como The Strongest, Club Blooming, Oriente Petrolero, Nacional Potosi, Palma Flor e Real Santa Cruz. Venho da Bolívia, passando pela seleção nacional, e agora quero para mostrar o meu futebol para a torcida do Leão da Estradinha, além de ajudar o clube a atingir seus objetivos — afirmou o boliviano, que em 2024 fez 12 jogos e marcou um gol pelo Real Santa Cruz, da Bolívia.

Fernando Saldías, meia, anunciado como reforço do Rio Branco-PR — Foto: Divulgação/Rio Branco-PR
O Rio Branco também anunciou a chegada de Churry Cristaldo, que teve passagem de destaque pelo Palmeiras, onde foi campeão da Copa do Brasil (2015) e também do Brasileirão (2016). Aos 35 anos, o argentino disputou a temporada 2024 pelo São Bernardo, onde fez apenas quatro jogos. Estou muito feliz de começar essa temporada junto com o Leão — destacou Cristaldo.

Cristaldo e Zé Roberto com a taça da Copa do Brasil 2015 pelo Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
O currículo de Cristaldo ainda tem clubes como os argentinos Vélez Sarsfield, Racing e Newell’s Old Boys, além dos europeus Metalist (Ucrânia) e Bologna (Itália), passando pelos mexicanos Cruz Azul e Monterrey e também pelos bolivianos Independiente Petrolero e Oriente Petrolero. A estreia do Rio Branco no Paranaense está marcada para o próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Azuriz, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá.

Curry Cristaldo, atacante, anunciado como reforço do Rio Branco-PR — Foto: Divulgação/Rio Branco-PR
Mais notícias do esporte paranaense no de.ge.globo/pr [https://ge.globo/pr]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Guangzhou Evergrande, ex-time de Felipão, Paulinho e Conca, fecha as portas na China por crise financeira. O fim de uma era no futebol asiático.

Ex-time de Felipão, Paulinho e Conca na China fecha as portas devido à crise financeira

Antes conhecido como Guangzhou Evergrande, o time da região Sul da China foi um dos mais ativos no mercado internacional no início da década passada, aproveitando um momento de expansão do futebol chinês. Duas vezes campeão asiático (2013 e 2015) e maior vencedor do Campeonato Chinês, com oito títulos entre 2011 e 2019, o DE FC teve sua licença negada nesta segunda-feira pela Federação Chinesa de Futebol, por não cumprir os requisitos financeiros necessários, e não poderá disputar a segunda divisão do país.

Ano passado, o DE ficou em terceiro lugar na segunda divisão e não conseguiu retornar para a elite do futebol chinês. Outros dois clubes também tiveram a licença negada nesta segunda: o Cangzhou Mighty Lions, da primeira divisão, e o Hunan Billows, da terceira.

Segundo a imprensa chinesa, o clube decidiu encerrar as atividades profissionais, devido ao agravamento da crise econômica iniciada em 2021. O argentino Dario Conca, campeão brasileiro com o Fluminense em 2010, foi o primeiro grande ídolo de uma torcida brasileira a deixar o país para atuar no DE, entre 2011 e 2013. Robinho, ex-Santos, também vestiu a camisa do clube chinês, em 2015.

Ex-técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari dirigiu o DE entre 2015 e 2017, conquistando um tricampeonato chinês e a Champions Asiática de 2015, entre outros títulos. O volante Paulinho, ex-Corinthians, atuou na equipe no mesmo período. Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, também chegou em 2015 e ficou no clube até 2021.

Luiz Felipe Scolari comemora título chinês pelo DE

Luiz Felipe Scolari comemora título chinês pelo DE

Guangzhou Evergrande, dirigido por Luiz Felipe Scolari, comemora um título na China — Foto: Reprodução/Sina.com

Luiz Felipe Scolari foi técnico do DE entre 2015 e 2017 — Foto: Reprodução/Sina.com

Agora, com o fechamento do DE, um capítulo importante da história do futebol chinês chega ao fim, deixando saudades nos fãs e criando incertezas sobre o futuro da modalidade no país asiático. É um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos clubes e pela liga local, e sobre a importância de uma gestão financeira responsável para a sustentabilidade do esporte.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp