Antes e depois do Hotel Nacional: veja fotos de como era e como deve ficar o prédio icônico de Brasília após a reforma
Reforma começa nesta segunda-feira; previsão de entrega é em abril de 2028. Hotel de luxo no centro da capital recebeu chefes de Estado e celebridades nos anos 1970 e 1980.
Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em 1961; na época, era possível ver o Congresso Nacional, alguns ministérios e o prédio do Hotel Nacional de Brasília — Foto: Novacap/Arquivo Público do DF/Reprodução
Novos acabamentos, as mesmas memórias: o Hotel Nacional, no centro de Brasília, passará por uma reforma extensa a partir desta segunda-feira (27). O objetivo é modernizar o prédio e, ao mesmo tempo, preservar a história e as linhas modernistas que o tornaram célebre.
O projeto original do arquiteto Nauro Jorge Esteves – que também projetou o Palácio do Buriti e o Conjunto Nacional – vai ser mantido. A estrutura e o modelo arquitetônico, no entanto, passarão por “atualizações”, segundo Patricia Anastassiadis – uma das arquitetas responsáveis pelo novo projeto.
“Nosso início é sempre a história – e a do Hotel Nacional é muito rica em detalhes. O olhar para esse ícone modernista nos orientou a atualizá-lo com muito cuidado, sem a pretensão de reproduzir seu passado. Nosso interesse sempre foi trazer sua memória relevante ao presente”, diz Patricia.
Dois escritórios foram contratados para enfrentar o desafio: o tratamento de interiores, decoração, acabamentos, áreas internas cabe à Anastassiadis Arquitetos; a responsável pela reforma da estrutura do prédio é a Dávila Arquitetura. A previsão de entrega do prédio é em 21 de abril de 2028.
A manutenção da fachada externa será preservada, com o revestimento original sendo reproduzido. O lobby do hotel terá sua localização original retomada. O número de pavimentos será mantido, mas o número de quartos será reduzido para 300. O térreo e os primeiros pavimentos terão academia, restaurante, spa, piscina e outros espaços.
A suíte presidencial que já recebeu personalidades como a rainha Elizabeth II será restaurada e, embora não seja mais a presidencial, continuará sendo um espaço de alto padrão. O rooftop do hotel será transformado em um bar social. O Hotel Nacional foi leiloado em 2018 e passou por um processo de restauração e planejamento para preservação de sua memória.
O passado glorioso do Hotel Nacional, que já recebeu figuras como rainhas, presidentes e celebridades, será preservado em cada detalhe do novo projeto arquitetônico. A história e as memórias desse ícone de Brasília serão mantidas vivas mesmo após a reconstrução.




