Reforma emergencial no Aeroporto de Fernando de Noronha: governo investe em melhorias para garantir segurança e eficiência.

reforma-emergencial-no-aeroporto-de-fernando-de-noronha3A-governo-investe-em-melhorias-para-garantir-seguranca-e-eficiencia

O governo do estado está realizando uma obra emergencial no Aeroporto de Fernando de Noronha, após um incidente em que um avião da Gol acabou atolando no pátio de estacionamento da área. A intervenção foi necessária depois que o asfalto cedeu duas vezes em uma semana, causando transtornos e prejuízos. A obra principal na área de taxiamento está programada para começar no dia 15 de julho, visando melhorar as condições de operação do aeroporto.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) foi procurada para esclarecer os detalhes do serviço realizado no Aeroporto de Noronha, mas até o momento não houve retorno. De acordo com a concessionária Dix Aeroportos, responsável pela administração do aeródromo, a obra emergencial foi concluída com sucesso, garantindo a segurança das operações aéreas na ilha.

Essa obra de caráter emergencial não deve ser confundida com a manutenção planejada para o pátio, prevista para começar no próximo mês. Os materiais necessários para a realização desta obra estavam a bordo do navio Harmonia, que naufragou há duas semanas, levando a Secretaria a buscar alternativas para o envio de novos insumos para a ilha.

Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de aerojatos no aeroporto de Fernando de Noronha devido às condições precárias da pista, com buracos e fissuras. Com isso, a Azul passou a operar com aeronaves menores, enquanto a Gol suspendeu os voos para a ilha. Em seguida, a Voepass assumiu a rota, mas teve suas operações suspensas em todo o país em março de 2025.

A requalificação do aeroporto teve início em setembro de 2024, com um custo estimado em R$ 60 milhões. Após a conclusão da primeira etapa em março deste ano, os aviões de grande porte puderam voltar a operar na ilha. A reforma é realizada pela Semobi e engloba a melhoria do eixo central da pista, visando proporcionar mais segurança e eficiência nas operações aéreas em Fernando de Noronha. Com isso, espera-se um aumento no fluxo de passageiros e aviões na região.

Em resumo, as obras de melhorias no Aeroporto de Fernando de Noronha são essenciais para garantir o bom funcionamento das operações aéreas na região. Com investimentos e intervenções adequadas, busca-se proporcionar mais segurança e conforto para passageiros e tripulações, além de estimular o turismo e o desenvolvimento econômico da ilha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp