Região da 44 passa por revitalização a partir desta quarta-feira, 24

A Prefeitura de Goiânia inicia nesta quarta-feira, 24, obras de revitalização na Região da 44. A conclusão dos trabalhos tem previsão de até 30 dias e o objetivo geral da obra é garantir maior fluidez na circulação de veículos e segurança aos pedestres.  

A Rua 44, junto com a Avenida Contorno, terão sentido único. Rua 44 terá três faixas sentido Norte-Sul, ligando as avenidas Oeste e Independência. Já na Avenida Contorno serão duas pistas no sentido Sul-Norte, também ligando as avenidas Independência e Oeste.

A retirada do canteiro central permitirá o alargamento da calçada, gerando vagas de estacionamento ao longo da via, com rotatividade, por meio da área azul.

As melhorias incluem a mudança de sentido de algumas ruas transversais, semáforos de dois tempos, faixas de pedestres elevadas por fim concedendo mais segurança a quem transita pela região.

Horácio Mello, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), ressalta que a revitalização da região será feita em três etapas, sendo a primeira dedicada a melhorias na mobilidade e fluidez. 

“Vamos ampliar o direito de ir e vir das pessoas que passam pela região, que tem uma importância ímpar para a capital”, diz. “As próximas etapas, que incluem calçadas, ciclovias e ruas inteligentes, vão transformar a região até 2023”, informa. “É uma ação grandiosa que envolve várias pastas. Atendemos a uma determinação do prefeito Rogério Cruz. Tudo foi pensado com muito cuidado”, finaliza.

Obras como estas já contemplaram vias localizadas no  Centro, Jardim América e Park Lozandes. Além do projeto a ser executado na 44, estão previstas melhorias no Setor Sul e Campinas.

A região da 44 é um dos maiores pólos atacadistas de moda do Brasil, com mais de centenas de pontos comerciais em galerias e milhões de turistas que procuram todo ano. Responsável por 160 mil empregos diretos, com cerca de 16 mil lojas. 

Ação em Conjunto

O secretário municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Sílvio Sousa, ressalta o quanto esta revitalização é essencial para dar fluidez ao trânsito na região com o menor impacto possível para a população, feirantes e visitantes desses espaços”. 

Esta ação está sendo executada em conjunto, envolvendo Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) e a Sedec.

“Temos discutido essas melhorias e recebemos com otimismo e alegria esse anúncio. É uma obra que trará benefícios. Queremos uma cidade inteligente, para receber melhor esse turismo de negócios”, ressalta  Lauro Naves, o Presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44).

Veja as melhorias na 44

  • Criação de dois grandes corredores, alterando os sentidos de circulação para sentido único da Avenida Contorno e Rua 44.
  • Avenida Contorno: sentido único da Avenida Independência para Rua 44 (Sul/Norte)
  • Rua 44 sentido único da Avenida Oeste para Avenida Independência (Norte/Sul)
  • Eliminação de terceiro tempo nos cruzamentos semaforizados
  • Na Rua 44, será retirado o canteiro central existente para criação de bolsões de estacionamento, do lado esquerdo, mantendo três faixas de circulação na via
  • Criação de binários alterando vias para sentido único de circulação
  • Rua 302: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
  • Rua 301: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
  • Rua 300: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
  • Rua 69-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
  • Rua José Sinimbu Filho: (Leste/Oeste) da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
  • Rua 67-B: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
  • Rua 67-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos