Press "Enter" to skip to content

Região da 44 passa por revitalização a partir desta quarta-feira, 24

Última atualização 23/08/2022 | 16:13

A Prefeitura de Goiânia inicia nesta quarta-feira, 24, obras de revitalização na Região da 44. A conclusão dos trabalhos tem previsão de até 30 dias e o objetivo geral da obra é garantir maior fluidez na circulação de veículos e segurança aos pedestres.  

A Rua 44, junto com a Avenida Contorno, terão sentido único. Rua 44 terá três faixas sentido Norte-Sul, ligando as avenidas Oeste e Independência. Já na Avenida Contorno serão duas pistas no sentido Sul-Norte, também ligando as avenidas Independência e Oeste.

A retirada do canteiro central permitirá o alargamento da calçada, gerando vagas de estacionamento ao longo da via, com rotatividade, por meio da área azul.

As melhorias incluem a mudança de sentido de algumas ruas transversais, semáforos de dois tempos, faixas de pedestres elevadas por fim concedendo mais segurança a quem transita pela região.

Horácio Mello, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), ressalta que a revitalização da região será feita em três etapas, sendo a primeira dedicada a melhorias na mobilidade e fluidez. 

“Vamos ampliar o direito de ir e vir das pessoas que passam pela região, que tem uma importância ímpar para a capital”, diz. “As próximas etapas, que incluem calçadas, ciclovias e ruas inteligentes, vão transformar a região até 2023”, informa. “É uma ação grandiosa que envolve várias pastas. Atendemos a uma determinação do prefeito Rogério Cruz. Tudo foi pensado com muito cuidado”, finaliza.

Obras como estas já contemplaram vias localizadas no  Centro, Jardim América e Park Lozandes. Além do projeto a ser executado na 44, estão previstas melhorias no Setor Sul e Campinas.

A região da 44 é um dos maiores pólos atacadistas de moda do Brasil, com mais de centenas de pontos comerciais em galerias e milhões de turistas que procuram todo ano. Responsável por 160 mil empregos diretos, com cerca de 16 mil lojas. 

Ação em Conjunto

O secretário municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Sílvio Sousa, ressalta o quanto esta revitalização é essencial para dar fluidez ao trânsito na região com o menor impacto possível para a população, feirantes e visitantes desses espaços”. 

Esta ação está sendo executada em conjunto, envolvendo Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) e a Sedec.

“Temos discutido essas melhorias e recebemos com otimismo e alegria esse anúncio. É uma obra que trará benefícios. Queremos uma cidade inteligente, para receber melhor esse turismo de negócios”, ressalta  Lauro Naves, o Presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44).

Veja as melhorias na 44

  • Criação de dois grandes corredores, alterando os sentidos de circulação para sentido único da Avenida Contorno e Rua 44.
  • Avenida Contorno: sentido único da Avenida Independência para Rua 44 (Sul/Norte)
  • Rua 44 sentido único da Avenida Oeste para Avenida Independência (Norte/Sul)
  • Eliminação de terceiro tempo nos cruzamentos semaforizados
  • Na Rua 44, será retirado o canteiro central existente para criação de bolsões de estacionamento, do lado esquerdo, mantendo três faixas de circulação na via
  • Criação de binários alterando vias para sentido único de circulação
  • Rua 302: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
  • Rua 301: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
  • Rua 300: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
  • Rua 69-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
  • Rua José Sinimbu Filho: (Leste/Oeste) da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
  • Rua 67-B: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
  • Rua 67-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)