Região da 44 terá testagem de Covid-19 nesta sexta-feira, em Goiânia

Nesta sexta-feira, dia 26, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a testagem de antígeno para detectar possíveis infecções do coronavírus, na região da 44, em Goiânia. A estratégia da secretaria é monitorar as áreas de com maior índice de contaminação.

Os testes serão feitos na modalidade pedestre, na rua 67-B, quadra 141-A, lote 51, no Setor Norte Ferroviário, em frente à entrada 10 do Shopping Mega Moda, das 8 às 15 horas. Serão 2 mil testes disponíveis, com materiais sendo coletados pelo nariz do paciente.

Quem se submeter ao teste deve receber o resultado em cerca de 20 minutos. Poderão fazer os exames aqueles acima de 12 anos que não estiverem sentindo sintomas da Covid-19, já que no caso dos sintomáticos, a recomendação é que procurem uma unidade de saúde e agendem uma coleta domiciliar do material, nos telefones: (62) 3524-6305 (WhatsApp), ou (62) 3267-6123.

Desde o início da testagem ampliada da população, em 5 de agosto de 2020, Goiânia já testou 127.379 pessoas, sendo que 14.852 tiveram resultado positivo para a Covid-19, representando 11,7% do total.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp