Press "Enter" to skip to content

Região da Chapada já tem 60 km de área queimada; bombeiros enfrentam masi um dia de combate a incêndio

Última atualização 13/10/2022 | 18:03

O combate a mais um incêndio na região da Chapada dos Veadeiros já contabiliza 60 quilômetros de área queimada. Os bombeiros conseguiram finalizar o trabalho em apenas uma das três frentes divindades estrategicamente para extinguir os focos. Os focos foram extintos em somente uma das áreas de trabalho em local de difícil acesso. O episódio é o segundo em uma semana e teria sido provocado pela queda de um raio na sexta-feira passada, 07. Ao todo, a equipe combateu 14 quilômetros em linha de fogo desde ontem, quarta-feira, 12. 

“Estamos combatendo a frente do meio. Acabamos de finalizar o combate. Aproveitamos as técnicas de combate ao incêndio florestal. Usamos o rio como ancoragem. Com aceiro e utilização dos equipamentos, nós conseguimos finalizar  a cabeça do incêndio”, afirmou o tenente Lucas Reis.

A população e as casas na região foram ameaçadas pelo incêndio mais recente registrado em na noite de 3 de outubro. A maioria dos focos ocorreu fora de áreas como o Morro da Baleia e no Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso, na Chapada . Havia seis centros de fogo com quatro causados por raios e dois de origem desconhecida. Os militares e voluntários  levaram alguns dias para controlar as chamas.

Os bombeiros contam com a colaboração de homens do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Números menos assustadores

Goiás teve menos áreas florestais de parques de conservação queimadas neste ano. Os números apontam que a redução de incêndios chegou a  80%, caindo de 24.409 hectares para 4.670 hectares, de acordo com a  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O resultado positivo está relacionado ao emprego de tecnologia e de ações estratégicas de prevenção.