Região de Piracicaba: 92 mil sem declarar Imposto de Renda; consultoria gratuita. Saiba mais!

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Região de Piracicaba ainda tem 92 mil sem declarar imposto de renda; saiba como ter orientação gratuita

Prazo vai até esta sexta (30) e quem não declarar está sujeito a multa, nome sujo e CPF irregular. Centro Paula Souza disponibiliza alunos e professores para dar consultoria.

A dois dias do prazo final para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2025, a região de Piracicaba (SP) tem 92,1 mil contribuintes que não realizaram a prestação de contas.

Quem não entregar no prazo fixado está sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e a um valor máximo correspondente a 20% do imposto sobre a renda devido.

Já quem não entrega a declaração enfrenta consequências como multa, nome sujo e CPF irregular.

Nas 18 cidades da área de cobertura do DE Piracicaba, a Receita Federal espera receber 428,9 mil declarações dentro do prazo.

A cidade com menor proporção da população pendente é Charqueada (SP), onde 14,74% dos habitantes ainda não transmitiram a declaração. Já Engenheiro Coelho (SP) tem o maior percentual de moradores sem declarar: 25,21%.

ORIENTAÇÃO GRATUITA

Alunos e professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), prestam consultoria gratuita para orientar os contribuintes que encontram dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Confira no site do CPS as datas e horários dos plantões nas Etecs e Fatecs.

Os atendimentos são feitos por alunos de diferentes cursos, sempre sob a supervisão de coordenadores e professores.

Algumas unidades solicitam contrapartidas, como doação de alimentos, para instituições beneficentes. Em outras, é necessário agendar o serviço em razão do número limitado de vagas.

Os interessados na consultoria devem apresentar os seguintes documentos:

– comprovantes de rendimentos do ano-calendário 2024;
– declaração anterior com recibo de entrega (se houver);
– números de RG, CPF e título de eleitor;
– endereço residencial;
– dados da conta bancária para restituição;
– comprovantes de despesas que possam ser abatidas (consultas médicas, exames clínicos, mensalidades escolares, contribuição para previdência privada, entre outros).

Como fazer a declaração pré-preenchida

NO COMPUTADOR

– Baixe o programa da declaração do IR 2025;
– Faça o login da conta gov.br;
– Abra uma declaração na aba “Nova”;
– Selecione “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.

ON-LINE

– Acesse o portal e-CAC com o login gov.br;
– Selecione a opção “Declarações e Demonstrativos”;
– Em seguida, “Meu Imposto de Renda”;
– Clique em “Preencher declaração online”;
– Depois, em “Iniciar Declaração”;
– Selecione a opção “Pré-Preenchida”.

EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

– Acesse o app “Receita Federal”;
– Faça o login com a conta gov.br;
– Selecione o ano;
– Selecione “Iniciar Declaração”;
– Escolha a opção “Pré-Preenchida”.

LEMBRE-SE: O Fisco reforça que é “responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso”.

O download do programa utilizado para o Imposto de Renda 2025 foi liberado pela Receita Federal em 13 de março. O prazo de entrega vai até 30 de maio.

Quem pode fazer?

Para realizar a declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa elevar o nível de sua conta gov.br para o nível de segurança ouro ou prata.

As contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. O cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou Denatran também tem nível bronze.

O usuário pode aumentar o nível de segurança da sua conta fazendo validações por biometria facial ou dados bancários.

– Nível prata: validação pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto na base da Carteira de Habilitação (CNH) ou por meio de internet banking de bancos parceiros;
– Nível ouro: validação facial por meio de dados do TSE ou certificado digital.

Como estar habilitado?

O primeiro passo para acessar os serviços digitais da Receita Federal é fazer um aprimoramento do acesso ao gov.br.

A conta gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais quem está usando o sistema ou serviço. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos:

– site Acesso (gov.br)
– App gov.br (link iOS)
– App gov.br (link Android).

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