Região de Piracicaba tem alerta de tempestades e previsão de tempo frio: confira detalhes e cuidados para o fim de semana

regiao-de-piracicaba-tem-alerta-de-tempestades-e-previsao-de-tempo-frio3A-confira-detalhes-e-cuidados-para-o-fim-de-semana

Bateu o friozinho? Região de Piracicaba tem previsão de 9ºC e alerta de tempestades

Temperaturas devem ficar entre 19ºC e 25ºC nesta terça-feira (13) na metrópole. Na quarta-feira, a metrópole pode registrar mínimas de 14ºC e máximas de 31ºC.

Região pode ter fim de semana frio e com chuva; veja previsão por cidade

Região pode ter fim de semana frio e com chuva

As 18 cidades da área de cobertura do de Piracicaba e região abrangem o novo aviso laranja de perigo para tempestades, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entre este sábado (18) e domingo (19). Na última segunda, um alerta anterior já tinha sido publicado.

No aviso do Inmet, há previsão de volume de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 quilômetros por hora, com possibilidades de raios e queda de granizo. – Veja detalhes, abaixo.

Frio

Em Piracicaba (SP), as temperaturas devem ficar entre 8ºC e e 23ºC a partir deste domingo (19) até terça-feira (21).

Na quarta-feira (22), a metrópole pode registrar mínimas de 9ºC e máximas de 28ºC. Na estação meteorológica da USP na cidade, são registrados 9,8 mílimetros de chuvas.

Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta para chances temporais entre a noite desta sexta-feira (17) e o domingo (19) “com chuvas de moderada a forte intensidade, queda de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões paulistas”.

“O avanço de uma frente fria associado à umidade vinda da Amazônia vai provocar condições de instabilidade generalizadas, especialmente no período entre sexta à noite e o domingo”, aponta o Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil.

Região de Piracicaba tem alerta de perigo para tempestades — Foto: Reprodução/Inmet

Alagamentos

As chuvas podem causar alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de pequenos córregos, principalmente em áreas mais vulneráveis. O órgão reforça a importância de acompanhar as atualizações e seguir as orientações das autoridades locais.

As temperaturas devem variar entre mínimas de 7°C e máximas de 34°C pelo território paulista, com sensação térmica mais baixa nas áreas de maior altitude.

Piracicaba pode registrar temperaturas mínimas entre 8ºC e 9ºC neste domingo (19) e segunda-feira (20), aponta Inmet — Foto: Inmet/Reprodução

O que provoca esses temporais?

“A disponibilidade de umidade e de calor aumentou nos últimos dias e estes são ingredientes básicos para a formação das nuvens do tipo cumulonimbus. São essas nuvens que têm potencial para provocar chuva volumosa em pouco tempo, fortes rajadas de vento e também queda de granizo”, explica o Clima Tempo.

Ventos

O alerta laranja do Inmet, o segundo na escala de intensidade, aponta possibilidade de chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 50 ou 100 milímetros por dia, com ventos intensos, 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo.

O aviso aponta ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Piracicaba registrou chuvas com raios e trovões — Foto: Vitor Prates/Rádio Piracicaba

Primeira quinzena

As medições da estação meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba, apontaram 30,7 milímetros em volume de chuvas na cidade no último dia 10 de outubro. Segundo o Clima Tempo, Charqueada (SP) teve até 50 milímetros de chuvas e Cosmópolis (SP) somou 40 milímetros.

Em um trecho da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) perto do distrito de Artemis, árvores caíram sobre a pista e interditaram parcialmente a estrada. A cidade também teve registro de chuva de granizo.

Tratamento de água afetado

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba informou que, durante a chuva, ocorreu falta de energia na Captação 3 da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino, e afetou a produção e o abastecimento de água em grande parte da cidade.

Alagamento de via em Limeira — Foto: Wesley Almeida/ EPTV

LIMEIRA

Em Limeira, em apenas uma hora, foram registrados 35 milímetros de chuva na região central, segundo a prefeitura. As rajadas de vento chegaram a 57 quilômetros por hora. Os principais pontos de alagamentos ocorreram na Ponte Preta, na Rua Roberto Mange (Jardim Mercedes), na região da CP Kelco e na Avenida Laranjeiras. Foram contabilizadas cinco quedas de árvores, localizadas nas seguintes vias.

Parte do muro da Escola Estadual Professor William Silva, no Parque Novo Mundo, desabou. Não houve vítimas nem veículos atingidos. Agentes de trânsito isolaram a área por segurança.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Guarda Civil Municipal no 153.

Veja os vídeos que estão em alta no de

VÍDEOS: TUDO SOBRE PIRACICABA E REGIÃO

50 vídeos

Veja mais notícias no de Piracicaba

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp